Sociedade

Simão, um dos muitos bebés que o Papa abençoou em Fátima

5 ago 2023 14:09

Na sua curta visita ao Santuário, o Papa não se furtou ao contacto com os peregrinos mais novos. Ao longo do percurso fez várias paragens para beijar e abençoar bebés e crianças 

simao-um-dos-muitos-bebes-que-o-papa-abencoou-em-fatima
Simão, um dos bebés abençoados em Fátima pelo Papa Francisco, com a família
Maria Anabela Silva
Maria Anabela Silva

Já se tornou um hábito nesta viagem do papa a Portugal e, em Fátima, não foi diferente. Na sua curta visita ao Santuário, o Papa não se furtou ao contacto com os peregrinos mais novos e, ao longo do percurso pelo corredor central do recinto, fez várias paragens para beijar e abençoar bebés e crianças.

Simão Pedro, de oito meses, foi um dos "felizardos", como descreveu a mãe, Nídia Pinto. A jovem conta que a família, vinda de Gaia, chegou pelas seis da manhã ao recinto e que se colocou perto das grades que delimitam o percurso feito pelo papamóvel na esperança que os filhos pudesse ser abençoados pelo Papa. Simão foi. Alice, de quatro anos, não. 

"Ficou um pouco triste. Mas, compreende-se. Levamos a graça do Papa através do Simão", diz Nídia Pinto, referindo que a família é presença assídua em Fátima, mas, para o Simão, esta foi a primeira vez. "Uma estreia em grande", observa a avó dos meninos. 

Nídia Pinto recorda o breve encontro do filho com Papa: "Uma senhora que estava mesmo encostada à grades disponibilizou-se para o pegar ao colo e o segurança veio buscá-lo e levou-o ao Papa, que o beijou e abençoou, tocando-lhe no terço que traz ao pescoço". 

"Estamos muito felizes. Não dá para descrever a emoção", acrescenta a avó do menino, que se emociona ao reviver o instante em que o Papa teve Simão Pedro nos braços. O momento foi imortalizado em vídeos e fotos, feitas por vários peregrinos que partilharam as imagens com a família.

"Hoje, não percebe o que lhe aconteceu, mas um dia gostará de saber o que lhe aconteceu", diz a mãe, que ainda teve a esperança que a filha Alice, de quatro anos, tivesse a mesma sorte. Ainda esperaram pela segunda passagem do papamóvel, de regresso ao heliporto para voltar a Lisboa, mas o momento não aconteceu.