Sociedade

Papa reza pela paz na Ucrânia na Capelinha das Aparições

5 ago 2023 09:40

O percurso no recinto do Santuário de Fátima foi feito de forma lenta, para que Francisco pudesse abençoar dezenas de bebés e crianças

papa-reza-pela-paz-na-ucrania-na-capelinha-das-aparicoes
Redacção/Agência Lusa

O papa Francisco dedicou aos bebés a viagem lenta de papamóvel entre o heliporto de Fátima e o Santuário, que demorou quase uma hora, num trajecto em que saudou também os milhares de peregrinos que acompanharam a deslocação.

Francisco está este sábado em Fátima durante duas horas para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia, no âmbito da sua deslocação de cinco dias a Lisboa para presidir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), considerado o maior evento da Igreja Católica.

O líder da Igreja, que ainda hoje estará de novo na capital portuguesa para uma vigília, chegou à Capelinha das Aparições às 09:12 horas, com dois ramos de flores nas mãos.

Após entrar na Capelinha das Aparições, Francisco deteve-se em silêncio em frente à imagem da Virgem de Fátima durante cerca cinco minutos e ofereceu um rosário de ouro ao Santuário.

Fora da Capelinha, alguns milhares de peregrinos aplaudiam, mas também se silenciaram, num momento de particular emoção para os fiéis. As autoridades estimam em cerca de 200 mil peregrinos presentes em Fátima, segundo informações da sala de imprensa da Santa Sé.

Depois do terço, o Papa dirigirá uma palavra aos peregrinos e regressará a Lisboa, onde deverá chegar às 11:50 horas.

Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa até domingo para a JMJ, considerado o maior acontecimento da Igreja Católica.