Sociedade

Papa em Fátima: A Igreja deve ser "acolhedora" e "sem portas para que todos possam entrar"

5 ago 2023 10:39

"A Igreja não tem portas, para que todos possam entrar". Esta foi uma das mensagens fortes que o papa Francisco deixou em Fátima na mensagem que dirigiu aos peregrinos

papa-em-fatima-a-igreja-deve-ser-acolhedora-e-sem-portas-para-que-todos-possam-entrar
Maria Anabela Silva

No final da recitação do terço, que teve lugar na Capenhinha das Aparições, dedicada aos jovens reclusos, doentes e deficientes, o Santo Padre apontou o tempo como a imagem de como deve ser a Igreja: "acolhedora", "que se importa" e "sem portas para que todos possam entrar". "Como a casa de uma mãe, que tem o coração aberto a todos, todos, todos", reforçou.

Na sua mensagem, feita quase toda de improviso, o Santo Padre evocou várias vezes Nossa Senhora "apressada", que "sai apressadamente" ao encontro dos que mais precisam, e que "a todos acolhe como uma mãe" e que "nos indica que sigamos Jesus".

Francisco exortou ainda os fiéis para que, em silêncio, se dirigissem "à Mãe", interrogando-A: "O que estás assinalando em mim? O que há na minha vida que Te preocupa? O que Te comove em mim".

Por seu lado, o bispo de Leiria-Fátima associou-se à oração pela paz, na Ucrânia e noutras partes do mundo onde ocorrem conflitos, e evocou as crianças vítimas da guerra, da fome e dos abusos sexuais.

“Juntamo-nos à oração de vossa santidade pela paz, com a qual este Santuário profundamente se identifica, tendo particularmente em atenção a guerra na Ucrânia e em tantos outros focos de conflito no mundo, que atingem dramaticamente a vida e o futuro, sobretudo das nossas crianças e jovens”, referiu D. José Ornelas.

O bispo, que é também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, acompanhou o papa na recitação do terço, com alguns mistérios a serem recitados por jovens com deficiência que estiveram na Capelinha das Aparições.

"Oramos consigo e oramos por si, neste lugar onde Maria revelou a sua materna presença e intercessão para com o ministério de Pedro na Igreja. Que a Rainha dos Apóstolos continue a inspirar e a acompanhar a missão de vossa santidade na Igreja e no mundo e particularmente na Jornada Mundial da Juventude que está a realizar-se em Lisboa”, disse.

O Santo Padre está já de saída do Santuário e, tal como fez à entrada, vai beijando e abençoando crianças e bebés.