Sociedade

Papa Francisco já está em Fátima

5 ago 2023 08:53

Milhares de peregrinos acompanharam a deslocação do Santo Padre entre o heliporto e o Santuário

papa-francisco-ja-esta-em-fatima
Redacção/Agência Lusa

O papa Francisco chegou este sábado a Fátima às 08:35 horas para uma visita de duas horas ao Santuário, que sobrevoou antes de aterrar, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude.

Apesar da cortina de fumo no horizonte, proveniente do grande incêndio que lavra na zona da Castelo Branco, o helicóptero que transportava o Santo Padre foi bem visível no recinto do templo mariano e motivo para o primeiro grande aplauso por parte dos milhares de peregrinos que aguardam pelo papa.

Francisco, o primeiro a inscrever-se na JMJ, está em Fátima para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia, e recitar o terço com jovens deficientes e reclusos, na Capelinha das Aparições.

Segundo o Santuário de Fátima, o líder da Igreja Católica atravessará o Recinto de Oração no papamóvel e dirigir-se-á para a Capelinha das Aparições, "onde o esperarão jovens doentes, que não poderão participar na JMJ em Lisboa, e alguns jovens reclusos".

Depois do terço, o papa dirigirá uma palavra aos peregrinos e regressará a Lisboa, onde deverá chegar às 11:50 horas.

Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa até domingo para a JMJ, considerado o maior acontecimento da Igreja Católica.