Opinião

Dicionário improvisado (XIII)

9 fev 2023 11:56

Todos os momentos são efémeros. (Regra geral.) Alguns momentos parecem durar uma vida inteira. (Beijo.)

Conforto 
Há uma pessoa que sonha ter uma zona especial. Planeia detalhadamente como construir a zona que sonhou. Trabalha para ter dinheiro que pague a construção da zona que sonhou e planeou. Passam vinte anos, mais coisa menos coisa. A zona sonhada e planeada é agora uma realidade; e a pessoa instala-se. Sente-se bem lá, porque a zona é tal como sonhou e planeou durante vinte anos, mais coisa menos coisa. É uma zona com muitas características bonitas e especiais, e outras simples e banais; é isso que a torna especial: ter aquelas características e não outras. Uma das características que a zona tem é possuir uma campainha. Quando a ouve tocar, a pessoa vai à porta e abre-a com um sorriso. Ouve o que lhe dizem. Mas não percebe por que razão lhe estão a dizer para sair da sua zona. 

Esperança 
Todos os momentos são efémeros. (Regra geral.) Alguns momentos parecem durar uma vida inteira. (Beijo.) 

Fungível 
Ia para a varanda ao fim da tarde e sentava-se na sua poltrona; percorria lentamente o vasto horizonte com o olhar; escolhia um prédio ao acaso; seleccionava uma janela desse prédio; e imaginava que vida existiria para além dessa janela. Todos os dias escolhia uma janela diferente, todos os dias precisava de imaginar uma nova vida. 

Inevitabilidade 
Caminha apressado, cada vez mais apressado. Olha as nuvens que se aproximam e sabe que vai chover. Por teimosia, não trouxe guarda-chuva: prefere caminhar com as mãos desimpedidas. Passo após passo, as nuvens chuvosas chegam perto. Teme a inevitabilidade da molha: e essa preocupação torna-se o seu único pensamento. Não pensa em mais nada, todos os problemas são esquecidos; as ansiedades desaparecem. Caminha sem ver, apenas focado na nuvem; nada mais retém a sua atenção. Por exemplo: se lhe perguntassem qual a cor do autocarro que se aproxima, e que dentro de segundos o irá atropelar, não saberia capaz de responder. 

Mistério 
O cão corre pelo meio do campo; parece tranquilo e feliz. De repente, pára; olha em redor; senta-se. O campo está silencioso, nada se movimenta. E é então que começa a chover. Chove devagar, como se uma nuvem descesse lentamente sobre o campo. Uma nuvem que pousa pingo a pingo. Porque não corre o cão? 

Nefelibata 
Pessoa que tem Google Drive, OneDrive e Dropbox. Por vezes, Cloud Drive. 

Reciclagem 
Será que num determinado dia (numa segunda-feira chuvosa de Novembro, por exemplo) tens mil pensamentos distintos ou apenas cem versões ligeiramente diferentes de dez pensamentos originais?

Tigre
Será que o tigre se interroga: por que motivo ninguém se aproxima para me tocar? Será que quem foge do tigre não se interroga: e se ele estiver apenas a pedir um abraço? 

Vida 
Gestão improvisada do quotidiano.