Sociedade

Zeferino Henriques toma hoje posse como comandante da Capitania da Nazaré

27 ago 2020 16:37

Paulo Agostinho entrega o posto após cinco anos de serviço

zeferino-henriques-toma-hoje-posse-como-comandante-da-capitania-da-nazare
José Zeferino Henriques passa a comandar uma extensão de 85 kms de margens
Ricardo Graça

O capitão-de-fragata José António Zeferino Henriques é o novo comandante da Capitania da Nazaré.

Com 52 anos, o segundo comandante da Escola de Tecnologias Navais vai passar a capitanear o Porto da Nazaré a partir de hoje, depois de receber as ‘chaves’ das mãos de Paulo Agostinho, que vai comandar o posto de Cascais.

Zeferino Henriques passa a ter responsabilidade em 85 quilómetros de margens, desde o marco geodésico na Serra do Bouro, em Caldas da Rainha, até à Ribeira do Casal Ventoso na praia do Pedrógão, em Leiria.

Em jeito de balanço dos quase cinco anos a capitanear o porto da Nazaré, Paulo Agostinho admite que leva “muito boas recordações”.

“Foram cinco anos intensos, de grande empenhamento. A Nazaré fica no meu coração para sempre”, afirma, revelando que conta com 134 salvamentos sob a sua jurisdição. O comandante enfrentou dois grandes desafios: o incêndio no Pinhal de Leiria e a tempestade Leslie.

“Passou [Leslie], essencialmente no domínio público marítimo. Quando chegou à Praia da Vieira fez todos os estragos conhecidos, inclusive no posto da Polícia Marítima. Os três dias seguintes foram muito agitados. Recordo algumas zonas da Estrada Atlântica em que tínhamos dificuldade em circular com as viaturas 4x4, pois nem se via o alcatrão. Foi impressionante”, lembra, sublinhando o trabalho rápido das autarquias na

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ