Sociedade

Banhos desaconselhados na Foz do Arelho após darem à costa organismos gelatinosos

22 jul 2020 13:11

Esta manhã, apareceram na praia “vários organismos gelatinosos”, cuja espécie ainda não está identificada.

banhos-desaconselhados-na-foz-do-arelho-apos-darem-a-costa-organismos-gelatinosos
Na Foz do Arelho, os banhos estão desaconselhados deste esta manhã
Jornal de Leiria/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

Os banhos na praia da Foz do Arelho foram interditados depois de na manhã de hoje, quarta-feira, terem dado à costa organismos gelatinosos ainda não identificados, informou a Capitania do Porto de Peniche.


O capitão do porto, Vasco Toledo Cristo, confirmou à agência Lusa o surgimento de “vários organismos gelatinosos”, de uma espécie ainda não confirmada e “cuja identificação já foi pedida ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)”

.
Os organismos deram à costa esta manhã na praia, levando a que “nas zonas vigiadas fossem içadas as bandeiras vermelhas e desaconselhados os banhos, quer no mar, quer na lagoa”, acrescentou o responsável.


A Capitania do Porto de Peniche solicitou ainda a intervenção das autoridades de saúde “para avaliar se são necessárias outras medidas”.


No local, os nadadores-salvadores solicitaram aos banhistas que saíssem da água e que tomassem banho de água doce, mas até às 13 horas de hoje não havia registo de qualquer banhista com sintomas associados à presença do organismo ainda não identificado.