Sociedade

Nazaré testa pescadores à Covid-19, no sábado

18 jun 2020 14:51

Diagnóstico é voluntário e livre de custos

nazare-testa-pescadores-a-covid-19-no-sabado
Testes começam às 9:30 horas no Porto da Nazaré
CM Nazaré

A Nazaré recebe no próximo sábado, dia 20, às 9:30 horas, nas instalações do Armazém 33, no Porto da Nazaré, mais uma fase de diagnóstico da Covid-19 à comunidade piscatória local.

Segundo a autarquia, há mais de 150 pescadores inscritos na Capitania do Porto da Nazaré para proceder à testagem, a terceira das acções de recolha de amostras a estes profissionais.

Esta acção de diagnóstico resulta de uma parceria protocolar entre o Município da Nazaré e de várias entidades. A participação livre e não tem quaisquer custos associados para os testados.

A inciativa junta a Opcentro – cooperativa de pesca geral do centro, Capa-coop. Dos Armadores De Pesca Artesanal Crl, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), o agrupamento de centros de saúde oeste-norte, a DOCAPESCA, Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM); e a Autoridade Marítima Nacional (DGAM).

O objectivo da parceria é a adopção de medidas de prevenção, detecção e mitigação de contágio aos profissionais da pesca que exercem a sua actividade a bordo de uma embarcação aderente a Organização de Produtores OPCENTRO e que, expressamente, manifestem essa vontade.