Desporto

Nuno Virgílio concebe mapa-mundo que revela os melhores locais para voar

1 out 2020 15:26

Campeão nacional, natural do Juncal, definiu 650 pontos do planeta perfeitos para a prática do parapente

nuno-virgilio-concebe-mapa-mundo-que-revela-os-melhores-locais-para-voar
Entre os 650 spots escolhidos está a Nazaré

Lá em casa sempre voaram, literalmente, influenciados pelo pai. Natural do Juncal, concelho de Porto de Mós, Nuno Virgílio começou no parapente ainda adolescente, nas praias da região, e depressa quis explorar outras possibilidades.

Hoje, várias facetas da vida deste engenheiro mecânico se cruzam com a modalidade. Da start-up digital na área do turismo e viagens aos... mapas.

O palmarés fala por ele. Três vezes campeão nacional, detém também o recorde do voo mais longo realizado em Portugal, nada menos de 314 quilómetros.

Foi nono classificado num Europeu, venceu uma manga de uma Taça do Mundo, mas o evento que considera mais memorável foi a participação no Red Bull X-Alps, onde teve de atravessar os Alpes de ponta a ponta. “São mil quilómetros a voar ou, se o tempo não permitir, a caminhar carregando o parapente.”

A paixão do engenheiro mecânico é antiga, mas não tem tendência a esmorecer. As sensações são de tal forma especiais que se tornam difíceis de transformar em palavras.

“Podemos voar literalmente como os pássaros e, por vezes, cruzamo-nos com aves majestosas, como águias, cegonhas e até grifos. Estes últimos são bastante curiosos e muito amistosos, chegando a seguir-nos durante bastante tempo. Quando se aproximam de nós e nos olham de alto a baixo, continuando o voo ao nosso lado, sentimo-nos aceites como um deles”, explica.

Para comprar basta aceder ao site da empresa Awesome Maps e fazer a compra on-line, que o mapa será entregue em casa. Pode escolher entre vários formatos: papel, tela e até numa toalha de praia. Existem outros temas disponíveis que poderão interessar a quem gosta de caminhadas, surf, BTT ou escalada.

Para lá de voar, Nuno Virgílio sempre foi obcecado por geografia. “Em miúdo perdia-me num mapa-mundo que o meu avô tinha em casa. Ficava horas a olhar para os nomes das cidades, das montanhas e dos rios nos sítios mais longínquos.”

Um mapa é, entende, um “diário visual”. “Representa um pouco os sonhos que gostaríamos de realizar e a memória daqueles que já completámos.” Lembra-nos, pois que “existe um mundo por descobrir”.

Foi assim que, um dia, decidiu juntar as duas paixões numa só e resolveu criar uma carta com os melhores spots de parapente existentes no planeta.

“Descobri uma empresa que já produzia mapas de outras actividades e achei muito cativante a forma como o apresentavam, com ilustrações dos sítios mais emblemáticos no Mundo inteiro. Sugeri-lhes um dedicado ao parapente e começámos a trabalhar.”

Esta finalmente pronto. Há 650 pontos assinalados na planta, mas “bastantes mais haveria a indicar”. “Muitos” são conhecidos de Nuno Virgílio, outros são fruto da procura que fez e das vozes que ouviu.

“A pesquisa que fiz para completar as áreas mais remotas também aguçou a curiosidade, especialmente por alguns locais na América do Sul e Ásia”, admite.

Um dos pontos é, naturalmente, na região. “É como estar em casa. Foi ali que comecei a voar e sinto-me muito à vontade nesta região”, explica Nuno Virgílio .

“Claro que não podia deixar de assinalar a minha zona. As praias em redor da Nazaré são ideais para o voo e muito procuradas pelas escolas para a instrução dos seus alunos. Mais no interior temos as serras de Aire e Candeeiros, que já permitem uma abordagem a um voo mais técnico. Temos descolagens para todas as orientações de vento e para as mais variadas condições, tal como para todos os níveis de pilotagem.”