Sociedade

Homem detido por violência doméstica cortou a pulseira electrónica e fugiu

18 nov 2022 13:21

Suspeito continuou a bater e a ameaçar na ex-companheira e mãe dos seus filhos. Vai aguardar julgamento em prisão preventiva.

homem-detido-por-violencia-domestica-cortou-a-pulseira-electronica-e-fugiu
Suspeito vai agora ser presente ao juiz de instrução do Tribunal de Leiria para aplicação das medidas de coacção
Ricardo Graça/Arquivo

Um suspeito de violência doméstica, que se encontrava em fuga a prisão domiciliária, depois de ter cortado a pulseira eletrónica, foi detido esta quinta-feira, à noite, pela Esquadra de Investigação Criminal de Leiria, do Comando Distrital de Leiria da PSP. Vai agora aguardar julgamento em prisão preventiva.

Segundo uma nota da PSP, o homem de 50 anos violou a medida de coacção de obrigação de permanência na habitação (vulgo prisão domiciliária) que lhe havia já sido decretada em momento anterior (pelo mesmo crime), tendo cortado a pulseira eletrónica e ficando em fuga por parte incerta.

Com antecedentes pela prática de vários tipos de crimes, o suspeito está agora indiciado por agressões reiteradas à sua companheira de 45 anos e mãe de seus filhos.

A PSP adianta que o homem terá proferido “murros, pontapés, estalos, empurrões, privações reiteradas da liberdade trancando a vítima em divisões da casa, injúrias, coação física para práticas sexuais”, tendo inclusivamente, esta quinta-feira, utilizando “uma navalha para lhe desferir vários golpes na zona da boca e queixo”.

Apesar de estar em fuga, o homem continuava a “exercer uma profunda violência psicológica perante os filhos maiores e menores de idade, obrigando-os a guardar segredo sobre a sua localização e rotinas clandestinas que vinha mantendo e a ameaçar a vítima de morte, caso reportasse o seu paradeiro às autoridades”.

O homem foi localizado por brigadas policiais à civil, nas imediações da sua habitação, momento em que foi imediatamente intercetado e detido, recolhendo às salas de detenção da PSP de Leiria a fim de ser presente novamente a juiz de instrução criminal para aplicação de medidas de coacção.