Sociedade

ESSLei aumenta médias de entrada e esgota totalidade das vagas

1 out 2020 15:41

Houve mais 275 estudantes a ingressar no Politécnico de Leiria do que no ano passado

esslei-aumenta-medias-de-entrada-e-esgota-totalidade-das-vagas
As candidaturas à segunda fase de acesso ao ensino superior decorrem até 9 de Outubro
Ricardo Graça/Arquivo

O Politécnico de Leiria aumentou o número de estudantes colocados na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, registando uma subida significativa nas médias dos cursos de Saúde, cujas vagas já esgotaram.

Com 1886 estudantes colocados nas licenciaturas das cinco escolas, o Politécnico de Leiria garantiu assim mais 275 estudantes do que no ano anterior.

Noventa e sete dos alunos com as melhores médias colocaram esta instituição como primeira opção, menos 12 do que no ano passado, segundo dados da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Quando saíram os resultados dos exames nacionais já se tinha constatado que as médias tinham subido, o que se reflectiu agora no acesso ao ensino superior.

A Escola Superior de Saúde de Leiria é onde esse facto é mais notório, com o último candidato a entrar a registar nas cinco licencia turas uma média de cerca de dois valores superior à do ano passado.

 

No entanto, os alunos com notas mais elevadas que entraram nas cinco escolas do Politécnico de Leiria nem todos escolheram esta instituição como primeira opção.

Em Enfermagem, por exemplo, os dois candidatos com as notas mais altas tinham colocado outras escolas em primeiro lugar. O aluno que entrou em Leiria com 186,4 colocou a ESSLei em terceiro lugar. No ano passado, os melhores alunos tinham Leiria como primeira escolha.

Entre os cursos que completaram a totalidade das vagas a concurso, os que registaram a média de entrada mais alta do último estudante colocado foram: Design Gráfico e Multimédia (160,7), Fisioterapia (159,6), Enfermagem (145,2), Gestão (140), Jogos Digitais e Multimédia (139,8), Som e Imagem (139,6) e Tradução e Interpretação: Português/Chinês - Chinês/Português (138). Ao contrário de 2019, quando um aluno entrou em Artes Plásticas, na ESAD.CR, com média de 20, este ano o Politécnico de Leiria não recebeu nenhum aluno na primeira fase com

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ