Sociedade

Mobilidade em bicicleta vale prémio para o Politécnico de Leiria

18 set 2020 18:22

Em causa, o projecto U-Bike, que cede bicicletas eléctricas aos utilizadores por períodos até seis meses, com o objectivo de serem alternativa à utilização do automóvel

mobilidade-em-bicicleta-vale-premio-para-o-politecnico-de-leiria
A cerimónia de entrega de prémios decorreu ontem em Lisboa
DR

O Politécnico de Leiria anunciou hoje que recebeu da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) o Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta, na categoria de Instituições de Ensino, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu ontem, em Lisboa.

Em causa, está o projecto U-Bike, com que o Politécnico de Leiria promove a mobilidade sustentável da comunidade académica desde Junho de 2018, com o objectivo de contribuir para a adopção de comportamentos mais amigos do ambiente.

No projecto U-Bike, as bicicletas elétricas são cedidas aos utilizadores por períodos até seis meses, para serem alternativa à utilização do automóvel e veículos de promoção de hábitos de vida saudáveis.

Até à data, aderiram ao projecto 527 utilizadores, que percorreram cerca de 185 mil quilómetros, pouparam 10,42 tep (energia) e reduziram em 31.636 Kg as emissões de CO2, refere o Politécnico, em comunicado.

Um dos propósitos do projecto U-Bike é estar alinhado com os planos de mobilidade dos municípios onde estão localizadas as escolas e infraestruturas científicas do Politécnico de Leiria, nomeadamente de Leiria, Marinha Grande, Caldas da Rainha e Peniche.

"Esta distinção orgulha o Politécnico de Leiria, e é o resultado do trabalho e mobilização de muitos colaboradores e do compromisso da nossa comunidade académica com os valores da sustentabilidade e os modos de mobilidade suave. Espero que este prémio estimule ainda mais a mobilização dos municípios para a melhoria das condições cicláveis nas cidades e promova o aparecimento de sistemas de bike sharing municipais e ou intermunicipais", refere, destaca Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, citado em nota de imprensa.