Economia

Nuno Mangas apontado como futuro presidente do Compete

21 set 2020 16:10

Informação é avançada pelo Expresso. Ex-presidente do Politécnico de Leiria e actual dirigente do IAPMEI não faz comentários

nuno-mangas-apontado-como-futuro-presidente-do-compete
Nuno Mangas liderou Politécnico de Leiria entre 2009 e meados de 2018
Ricardo Graça/Arquivo

Nuno Mangas, presidente da Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), poderá ser o futuro presidente da autoridade de gestão do Compete, o maior programa de fundos comunitários do País.

A informação é avançada pelo Expresso, que adianta que o Ministério da Economia, que tutela ambas as entidades, não confirma nem desmente a informação, “que já circula dentro da máquina do Portugal 2020”.

“O processo de nomeação para o cargo de presidente da comissão directiva da autoridade de gestão do Compete segue os trâmites habituais. Neste momento, a área governativa da economia e da transição digital não tem comentários a fazer”, respondeu fonte oficial do ministro Siza Vieira àquele semanário.

“Não acrescento nada ao que disse Ministério da Economia”, disse ao JORNAL DE LEIRIA Nuno Mangas, que para já se escusou a qualquer comentário sobre o assunto.

O lugar de gestor dos fundos para a competitividade e internacionalização está vago desde o final de Julho, quando Jaime Andrez trocou o Compete pela Parpública. Quem vier a chefiar o Compete vai coordenar também toda a rede dos sistemas de incentivos ao investimento empresarial. Esta rede inclui os programas regionais de fundos comunitários do Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve e os organismos que analisam as candidaturas e acompanham os projetos como a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), o Turismo de Portugal, a Agência Nacional de Inovação (ANI) e o próprio IAPMEI, escreve o Expresso.

A confirmar-se o nome de Nuno Mangas como novo líder do Compete, tanto poderá abandonar o IAPMEI como acumular ambos cargos de presidente, cenário que o Ministério da Economia também não esclareceu ao Expresso. Especialistas ouvidos pelo semanário lembram que o reforço do IAPMEI como o braço armado do Ministério da Economia para os incentivos às empresas é uma “hipótese verosímil” e já colocada ao longo de vários quadros comunitários. Fazem ainda notar que o IAPMEI já é responsável pelo acompanhamento da maioria dos projectos empresariais que passam pelo Portugal 2020.

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Extremadura, e licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade de Coimbra, Nuno Mangas foi professor adjunto desde 1996 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Leiria, onde assumiu vários cargos, como o de vice-presidente. Foi presidente do instituto desde 2009 até meados de 2018.