Saúde

Em Pombal, há apenas um psicólogo do SNS para as 51 mil pessoas do concelho

25 jul 2022 09:30

Jovens e população muito envelhecida carecem de apoio

em-pombal-ha-apenas-um-psicologo-do-sns-para-as-51-mil-pessoas-do-concelho
Ansiedade, depressão e solidão afectam jovens e idosos
Ricardo Graça/Arquivo
Jacinto Silva Duro

A criação de um “cheque-psicólogo” é uma das propostas apresentadas pelo movimento Oeste Independentes ao executivo municipal de Pombal, para apoiar a saúde mental dos habitantes do concelho, em especial os jovens e os muitos idosos isolados, vítimas de solidão e de outras patologias.

“O pontapé de saída”, diz o eleito municipal Luís Couto, foi o estudo publicado pelo INE em Dezembro, que dá conta que, nos jovens houve um aumento das questões do foro mental. “Nos 2.º e 3.º ciclos, não há qualquer resposta”, sublinha, reconhecendo existir uma resposta do município, a nível concelhio.

“Além dos dois anos de pandemia, hoje, os jovens estão sujeitos a uma ansiedade e pressão incríveis”, refere, sublinhando que os psicólogos escolares são da área vocacional e não da de intervenção clínica.

Couto revela ainda que existe apenas um psicólogo afecto ao Serviço Nacional de Saúde no Centro de Saúde de Pombal, para os mais de 51 mil habitantes do concelho e que a maioria das pessoas que necessitam de acompanhamento psicológico não terão posses para pagar uma consulta por semana, no sector privado.

“Neste momento, mesmo a nível nacional, vemos que, na maioria dos casos, só se tratam as patologias desenvolvidas, já com necessidade de apoio psiquiátrico.”

Entre as medidas propostas ao executivo, estão a realização de testes de avaliação de psicologia clínica, com ênfase na ansiedade e depressão para professores, alunos e funcionários, em especial nos 2.º e 3.º ciclos, um levantamento e realocação de psicólogos clínicos existentes na autarquia para apoio psicoterapêutico ou a criação de uma bolsa de parceiros que permitam acesso a psicólogos a preço simbólico ou gratuito. 

Município
Atenção especial após a Covid

“Há um compromisso assumido entre o município e as várias instituições de saúde de trabalharmos esta matéria, pois percebemos que, no período pós pandemia, a temática tem de merecer uma atenção especial”, diz o presidente da câmara, Pedro Pimpão, que se solidariza com a preocupação com os cuidados de saúde mental. Garantindo que está atento, o autarca salienta que o município está a acompanhar futuros programas neste âmbito