Sociedade

E Pedro disse: Faça-se luz. E a luz foi feita

5 nov 2018 00:00

Caruma, a marca de Pedro Mendes que é iluminação.

e-pedro-disse-faca-se-luz-e-a-luz-foi-feita-9443

Há ideias luminosas e há ideias para iluminação. Pedro Mendes liga os dois pólos, através da energia da marca Caruma. Vendeu o primeiro candeeiro de autor quando era estudante universitário em Coimbra, mas a mania de "fazer coisas" começa muito antes: nos brinquedos construídos na infância, no artesanato para os amigos durante a adolescência, até se interessar pelos ícones do design quando chega ao ensino superior e passa a coleccionar, mas também a comprar e a vender, objectos clássicos do século XX. "E ao mesmo tempo ia criando as minhas peças", numa abordagem que mantém até hoje e que confere o ser ao parecer, ou seja, resolve a função através da estética. 

A ovelha no quintal. No ateliê da Barosa, entre a Leiria que habita e a Marinha Grande onde tem boa parte dos clientes e fornecedores, há um quintal e uma ovelha solitária que é ao mesmo tempo cortador de relva e imagem da responsabilidade perante o meio ambiente inscrita no código genético da Caruma. "Basicamente, faço sempre a mesma questão: isto serve para quê?". Porque "sempre que consomes estás a retirar à Natureza e não estás a repor. É um facto". Contra o desperdício, pelo minimalismo, ou, ao menos, contra o consumismo desmedido, pela manutenção e reutilização, num materialismo consciente. "Preciso de sentir que estou a fazer algo útil, que seja durável, que tenha qualidade e que não seja descartável". 

Fundada em 2006, a Caruma ilumina peças de autor, edições limitadas e projectos para residências, lojas, restaurantes e hotéis, muitas vezes em colaboração com gabinetes de arquitectura e decoração. 

[p
Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ