Sociedade

Cristelle Santos eleita Jovem Autarca com Hugo Marques e Carolina Valadas na vereação

24 jan 2024 15:44

Sob o lema “Pombal é experiência”

cristelle-santos-eleita-jovem-autarca-com-hugo-marques-e-carolina-valadas-na-vereacao
Jovem autarca e os seus jovens vereadores
Fotografia: CM Pombal

A jovem de 15 anos, Cristelle Santos, aluna da Escola Básica e Secundária da Guia, foi eleita, por 438 votos, Jovem Autarca de Pombal.

Hugo Marques, de 16 anos, aluno do Colégio João de Barros (Meirinhas), e Carolina Valadas, de 17 anos, aluna da Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal (ETAP), foram os segundo e terceiro mais votados, com um total de 426 e 278 votos, respectivamente, e irão ser jovens vereadores de Pombal.

Ao todo, votaram 2.295 estudantes do concelho, correspondendo a 58,15% de votantes.

Inês Mota Ferreira, de 17 anos, aluna da Escola Secundária de Pombal; Duarte Costa Lopes, de 12 alunos, aluno da Escola Marquês de Pombal; Maria José Gomes, de 13 anos, aluna da Escola Gualdim Pais; Mayara Santos Estrela, de 12 anos, aluna da Escola Gualdim Pais; João Francisco Machado, de 14 anos, aluno da Escola Gualdim Pais; e Mateus Palhais Gomes, de 13 anos, aluno da Escola Gualdim Pais, constituirão a Assembleia de Jovens Autarcas.

Esta é a terceira vez que a iniciativa é promovida pelo município, com o fim de melhorar a participação dos mais novos na discussão das políticas concelhias com relevância, para esta franja populacional.

Os jovens Autarcas serão co-responsáveis pela gestão de um orçamento e pela criação de sinergias para concretizar os projetos que idealizaram.

Sob o lema “Pombal é experiência” a candidatura de Cristelle Santos preconiza a criação de roteiros temáticos culturais e artísticos, para dar a conhecer as freguesias do concelho; o alargamento da rede de transportes públicos, durante a época balnear, à Praia Osso da Baleia; e a realização de oficinas sobre tradições ancestrais nas escolas do concelho, dinamizadas por artesãos locais.

Candidatos a Jovem Autarca