Sociedade

Oito estudantes de Pombal disputam o cargo de Jovem Autarca

9 dez 2022 11:42

Eleições estão marcadas para dia 15 de Dezembro

oito-estudantes-de-pombal-disputam-o-cargo-de-jovem-autarca
Cada uma das candidaturas dos oito jovens teve de ser subscrita por 50 apoiantes
Cm Pombal

Oito jovens de Pombal disputam a oportunidade de serem jovens autarcas naquele concelho, no próximo ano.

A segunda edição da iniciativa Jovem Autarca de Pombal voltou a desafiar os estudantes de
vários níveis de escolaridade com o fim de os motivar a desenvolver competências para o exercício de uma cidadania activa e responsável, a participação informada na defesa dos seus direitos e a assumir deveres de cidadania.

Com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, os candidatos são Beatriz Silva, aluna do 7.º ano da Escola Básica e Secundária da Guia, Ivo Jorge, aluno do 8.º ano da Escola Gualdim Pais, Manuel Moderno, aluno do 9.º ano do Instituto D. João V, do Louriçal, Dinis Marques, aluno do 8.º ano da Escola Gualdim Pais, Telmo Silva, aluno do 11.º ano da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal, Inês Santos, aluna do 11.º ano da Escola Básica e Secundária da Guia, Miriam Leal, aluna do 11.º ano do Colégio João de Barros, das Meirinhas, e Diogo Rebola, aluno do 8.º ano da Escola Gualdim Pais.

Para se poderem apresentar a sufrágio, cada uma das candidaturas foi subscrita por 50 apoiantes e foi apresentado um manifesto eleitoral e um programa de acção para o mandato com medidas nas áreas da juventude, tempos livres e desporto, património, cultura, ciência e educação.

As eleições marcadas para dia 15 de Dezembro, podendo participar estudantes do 5.º ao 12.º anos de escolaridades das escolas do concelho.
 
Após contagem dos votos, ocupará o cargo de Jovem Autarca o candidato ou candidata mais votados, e os segundo e terceiro mais votados serão Jovens Vereadores.

Os restantes constituirão a Assembleia de Jovens Autarcas.

O inicia-se com a tomada de posse e terá a duração de um ano.