Sociedade

Porto de Mós vai eleger 'presidente da Câmara jovem'

23 nov 2019 10:00

Promover comportamentos de participação activa entre os mais novos é um dos objectivos do programa.

porto-de-mos-vai-eleger-presidente-da-camara-jovem

Aproximar os jovens à realidade do seu território e às estruturas políticas locais e promover comportamentos de participação activa entre os mais novos são alguns dos objectivos do projecto Jovem Autarca do Município de Porto de Mós, que vai ser lançado pela Câmara, no seguimento de uma proposta do Conselho Municipal da Juventude.

A implementação do programa consiste “na eleição, junto das escolas, de um executivo camarário juvenil, que irá desempenhar pequenas funções junto da Câmara”, em colaboração com os estabelecimentos de ensino, explica a proposta de regulamento, aprovada na última reunião de executivo e que será agora sujeita a discussão pública.

Destinado a jovens entre os dez e 17 anos, o projecto pressupõe a eleição de um 'presidente da câmara jovem', que irá desempenhar funções durante um ano. Os candidatos devem residir e estudar no concelho e apresentarem- se a votos, “de forma individual”, com medidas em áreas ligadas à juventude, como tempos livres, cultura, desporto, educação e formação profissional. O concorrente com maior número de votos será eleito 'presidente jovem', “sendo auxiliado por dois 'vereadores', que corresponderão aos dois candidatos seguintes mais votados”.

De acordo com a proposta de regulamento, o “Jovem Autarca” desempenhará o papel de “porta-voz dos seus pares” e será responsável pela gestão de “um pequeno orçamento”, para concretizar os projectos que idealizou. Este modelo começou a ser implementado no Município de Santa Maria da Feira, em 2015, tendo posteriormente sido adoptado também pelas Câmaras de Vila Real, Ribeira da Pena e Mação.