Sociedade

Miriam Leal eleita Jovem Autarca de Pombal

17 dez 2022 09:48

Inês Santos e Manuel Moderno fazem parte da vereação

miriam-leal-eleita-jovem-autarca-de-pombal
Inês Santos, Miriam Leal e Manuel Moderno
DR

Miriam Pereira Leal, aluna do curso de ciências e tecnologias do Colégio João de Barros, em Meirinhas, foi eleita Jovem Autarca de Pombal, numas eleições em que participaram 1.474 estudantes do concelho, correspondendo a 67,56% de votantes, anuncia o Município de Pombal.

Quanto a Inês Santos e Manuel Moderno, alunos da Escola Secundária da Guia e do Instituto D. João V (Louriçal), respectivamente, foram eleitos vereadores.

Com a segunda edição desta iniciativa, promovida pela Câmara de Pombal, pretende-se "motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania activa e responsável, valorizando a sua participação informada na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres enquanto cidadãos", realça a autarquia.

Nas eleições, que se realizaram quinta-feira, Miriam Leal alcançou 419 votos, enquanto Inês Santos somou 290 e Manuel Moderno 245. Os restantes candidatos: Beatriz Silva, Ivo Jorge, Dinis Marques, Telmo Silva e Diogo Rebola constituem a Assembleia de Jovens Autarcas.

Sob o lema E o futuro? Construímos juntos?, a candidatura de Miriam Leal prevê três objectivos para o seu mandato. A primeira proposta consiste na organização de uma semana desportiva, durante a qual serão realizados torneios de diversas modalidades, visando sensibilizar para o combate ao sedentarismo.

A segunda proposta prevê a criação de uma caixa de sugestões, através de uma plataforma online, para que “os jovens possam colocar as suas dúvidas e enviar comentários e opiniões sobre o que está a ser feito, ou possa a vir a ser feito, no concelho”.

Miriam Leal propõe, ainda, a organização de uma Feira de Futuro, com o objectivo de “informar os jovens, e esclarecer dúvidas, acerca das opções disponíveis à saída da escolaridade obrigatória”, como a prossecução de estudos no ensino superior.

Segudo o município, a recém-eleita Jovem Autarca pretende “dar a devida atenção” às propostas dos jovens, no sentido de “incluir todos os que querem dar o seu contributo para o desenvolvimento do concelho de Pombal”.

A cerimónia de tomada de posse da Jovem Autarca deverá realizar-se durante a primeira quinzena de Janeiro de 2023.