Sociedade

Abertas candidaturas para a segunda edição da iniciativa “Jovem Autarca” em Pombal

13 out 2022 16:42

Podem participar jovens com idades entre os 12 e os 17 anos

abertas-candidaturas-para-a-segunda-edicao-da-iniciativa-jovem-autarca-em-pombal
Eleições decorrerão nos estabelecimentos de ensino do concelho
Arquivo Jornal de Leiria

Até 28 de Outubro, estão abertas as candidaturas para a segunda edição da iniciativa “Jovem Autarca”, cujo fim é a promoção do interesse dos jovens de  competências para o exercício da cidadania activa e responsável, através da participação na defesa dos seus direitos e cumprimento de deveres.

Em comunicado a Câmara de Pombal, que organiza este exercício, explica que podem candidatar-se jovens com idades entre os 12 e os 17 anos, estudantes até ao 11.º ano de escolaridade, que residam e frequentem escolas do concelho.

As candidaturas estão limitadas a 16, subscritas por, pelo menos, 50 apoiantes.

Os jovens terão de apresentar um manifesto eleitoral com um número mínimo e máximo de palavras (250-500) e um programa de acção, cujo montante de execução não exceda o orçamento estabelecido pelo município. 

As medidas propostas devem promover acções nas áreas da juventude, tempos livres e desporto, património, cultura, ciência e educação.

As eleições decorrerão nos estabelecimentos de ensino do concelho, sendo votantes todos os alunos que frequentem do 5.º ao 12.º ano de escolaridade.

Os três candidatos com maior número de votos compõem o “Executivo Jovens Autarcas”, sendo que o candidato com maior número de votos é designado “Jovem Presidente”, e os candidatos com o segundo e terceiro melhor resultados são designados “Jovens Vereadores”. Os restantes candidatos integram a “Assembleia de Jovens Autarcas”. O mandato inicia-se com a tomada de posse, prevista para o início do mês de Janeiro de 2023, e terá a duração de um ano, de forma a permitir ao jovem conciliar as suas atividades escolares e extracurriculares com as funções de autarca.