Sociedade

Covid-19: Escolas encerradas a partir de segunda-feira

12 mar 2020 22:02

Esta medida, temporária, até ao fim do período lectivo, antes das férias da Páscoa, será reavaliada em 9 de Abril.

covid-19-escolas-encerradas-a-partir-de-segunda-feira
Milhares de alunos vão ficar de quarentena em casa
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

As escolas de todos os graus de ensino vão suspender todas as actividades lectivas presenciais a partir de segunda-feira devido ao surto Covid-19, anunciou hoje primeiro-ministro, António Costa, numa declaração ao país.

Esta medida, temporária, até ao fim do período lectivo, antes das férias da Páscoa, será reavaliada em 9 de Abril.

António Costa anunciou ainda o encerramento das discotecas e a redução da lotação máxima dos restaurantes, a limitação do número de pessoas em centros comerciais e serviços públicos e a proibição de desembarque dos passageiros de cruzeiros.

Estas são algumas das medidas que o Conselho de Ministros irá hoje aprovar devido à pandemia do Covid-19 e que foram anunciadas por António Costa numa declaração na residência oficial de São Bento.

"Nós vamos determinar o encerramento das discotecas e estabelecimentos similares, reduzir em um terço a lotação máxima de cada estabelecimento de restauração de forma a aumentar o espaçamento entre os diferentes clientes, vamos determinar a limitação da frequência de centros comerciais ou de serviço públicos de forma a que a sua frequência se adeque ao espaço de cada um sem que haja um excesso de pessoas simultaneamente dentro do mesmo espaço", refereiu na comunicação ao País.

"Tal como já foi determinado em relação à região norte, será estendida a todo o País a limitação de visitas a lares de idosos", anunciou ainda.