Sociedade

COVID-19: Leiria cancela tudo até 3 de Abril

12 mar 2020 12:31

Feira de Velharias e os dois concertos da Orquestra de Jazz de Leiria e Miguel Araújo, no Teatro José Lúcio da Silva, foram adiados

covid-19-leiria-cancela-tudo-ate-3-de-abril
Até ao dia 3 de Abril, todos os eventos públicos foram cancelados. Espaços municipais permanecem abertos
DR

Em comunicado, a Câmara de Leiria anunciou que cancelou todos os eventos municipais públicos até ao dia 3 de Abril.

O Município refere, em comunicado que esta é uma medida de cariz preventivo relacionada com o surto do COVID-19 que atingiu o País.

A surge na sequência da recomendação do reforço de medidas de contenção efetuada pela Direção Geral de Saúde, abrangendo eventos culturais, desportivos, sociais.

Segundo a autarquia, os teatros municiais continuam em funcionamento, mas serão suspensas as actividades de programação própria.

A partir de segunda-feira serão também suspensos os diversos Programas que o Município organiza, de que são exemplos o Apoio ao idoso, Cantar Tradições, Classes Mobilidade, Conta- me Histórias, Dá a mão à proteção, Histórias de Fio a Pavio, Hora do Conto, Leiriabike, Leirinadar, Novas Primaveras, Sempre Consigo, Viver Activo e visitas guiadas e pedagógicas aos espaços culturais.

Os espaços municipais continuarão em funcionamento, com redução de atividade e reforço das medidas de limpeza/higiene e controlo de entradas.

O Município vai também solicitar ao operador de transporte público no concelho o reforço de medidas de higiene nas viaturas de transporte de passageiros.

Este sábado não se realiza a habitual Feira de Velharias, no centro da cidade, tendo também sido adiados os dois concertos da Orquestra de Jazz de Leiria e Miguel Araújo, dias 13 e 14 de Março, no Teatro José Lúcio da Silva.

Feira de Velharias foi  cancelada

 

"Estamos empenhados em contribuir, dentro das nossas possibilidades e competências, para a redução do risco de contágio”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, realçando que a salvaguarda da saúde pública tem “prioridade absoluta sobre todas as outras áreas”.

Esta é uma decisão que tem elevados custos para o Município, e também causa transtorno aos munícipes, mas apelo à compreensão de todos. Se nos unirmos, podemos travar este surto que ameaça sobretudo as franjas mais fragilizadas da nossa população”, disse Gonçalo Lopes, acrescentando que o Município de Leiria está a acompanhar de perto, em articulação com as Autoridades de Saúde, o evoluir da situação e tomará novas medidas sempre que tal se justificar.

Gonçalo Lopes afirmou igualmente que o Município de Leiria accionou e está a trabalhar em permanência no seu Plano de Contingência, de modo a garantir que o serviço público prestado pelo Município estará sempre salvaguardado, em especial no que diz respeito aos serviços essenciais. Siga o site e o Facebook do Município e fique a par dos desenvolvimentos sobre este tema no concelho de Leiria.

Apelamos que sejam seguidas as recomendações da Direcção Geral de Saúde, que podem ser consultadas em www.dgs.pt.