Economia

Evolução da “Competitividade antes e depois do 25 de Abril” esteve em debate na Nerlei

1 nov 2023 07:00

"desde 2015 que temos as contas externas naturalmente equilibradas"

evolucao-da-competitividade-antes-e-depois-do-25-de-abril-esteve-em-debate-na-nerlei
.
Fotografia:Nerlei
Jacinto Silva Duro

“Competitividade antes e depois do 25 de Abril” foi o tema da mais recente sessão do ciclo de conferências Conversas de Abril – Democracia e Sociedade.

Realizada no edifício-sede da Nerlei-Associação Empresarial da Região de Leiria, na passada quinta-feira, dia 26, contou com João Confraria, docente na Universidade Católica Portuguesa, José Caixeiro e Carolina Rodrigues empresários, como oradores convidados.

João Confraria iniciou o encontro com empresários e outros elementos da sociedade civil com uma “exposição crua e racional” da evolução da economia e do nível de vida em Portugal desde o Estado Novo, até à actualidade.

O docente recordou a entrada de Portugal na EFTA, em 1959, que abriu os mercados europeus às exportações portuguesas e atraiu o investimento estrangeiro em busca de mão-de-obra barata.

"Quando chegámos ao 25 de Abril de 1974, a economia crescia razoavelmente e recuperava do atraso económico. A economia estava a crescer 10% ao ano", contextualizou, adiantando que a revolução trouxe duas alterações imediatas a este panorama.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ