Sociedade

Leiria celebra 50 anos do 25 de Abril com mais de uma centena de actividades

20 out 2023 09:50

Ponto alto das comemorações acontecerá entre os dias 24 e 28 de abril de 2024 com a Festa do Povo, cinco dias com concertos, teatro, exposições, tasquinhas, animação de rua, fogo de artifício e muita celebração.

leiria-celebra-50-anos-do-25-de-abril-com-mais-de-uma-centena-de-actividades
Programa das comemorações foi apresentado esta quinta-feira
CML
Maria Anabela Silva

Um programa "muito aberto e flexível", que "honra a memória de quem nos abriu as portas da democracia" e que promove a "reflexão sobre os valores de Abril". Foi desta forma que a vereadora da Cultura e da Educação, Anabela Graça, e o coordenador da comissão executiva, Acácio de Sousa, apresentaram, esta quinta-feira, o programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Leiria.

"O que nos vai diferenciar é o trabalho em rede, envolvendo a comunidade, onde se incluem as juntas de freguesia, as escolas, o associativismo cultural, desportivo e económico. Será um programa realmente participado, com trabalho colaborativo, que marcará a diferença", afirmou Anabela Graça, durante a apresentação do programa.

Com mais de uma centena de actividades, as comemorações terão como ponto alto a Festa do Povo, a realizar de 24 a 28 de Abril de 2024. Serão cinco dias de concertos, teatro, exposições, tasquinhas, animação de rua, fogo de artifício e muita celebração. Entre os artistas que se juntarão à festa estão Janita Salomé e Vitorino, acompanhados pela Orquestra Filarmonia das Beiras, David Fonseca, Orquestra de Jazz de Leiria com Samuel Úria, Surma, Inês Apenas ou Catraia, com estas três últimas a cantarem Abril. As Ninfas do Lis irão apresentar um tributo a Zeca Afonso.

Na área da dança, Anarella Sanchez está a produzir um bailado alusivo à data, a apresentar também durante a Festa do Povo, onde os eventos e espectáculos serão de entrada livre e gratuitos e, se as condições atmosféricas o permitirem, decorrerão ao ar livre, tendo como palco central a Praça Paulo VI.

Entre as muitas actividades previstas, até ao final de Junho de 2024, está a criação de um grande mural temático à volta do mercado municipal, a executar por alunos das escolas que participarão numa residência artística, bem como um memorial dedicado "a quem arriscou a vida pela democracia e a quem a confirmou", homenageando os presos políticos do concelho e os deputados constituintes eleitos por Leiria. Será também feita uma recolha de 50 testemunhos, directos e indirectos, de opositores à ditadura.

A Feira do Livro de 2024, à qual se juntará a Ronda Poética, será dedicada à democracia e ao poder da palavra, enquanto o Prémio Villa Portella se focará na história contemporânea do concelho. Está ainda previsto um ciclo de conferências denominado Conversas de Abril, já a decorrer, sendo que a próxima sessão terá lugar na semana que aí vem, dia 26 de Outubro, pelas 18:30 horas. Terá como tema "Competitividade antes e depois do 25 de Abril" e como oradores João Confraria, Carolina Rodrigues e José Caixeiro.

Para as escolas, foi preparado um programa próprio que visa, por um lado, "dar a conhecer às crianças e jovens um período da história que não viveram" e, por outro, "apelar à participação cívica", explica a vereadora Anabela Graça. Entre as actividades previstas para o público escolar estão duas exposições itinerantes, a participação dos alunos no Festival de Teatro Juvenil, com a apresentação de peças subordinadas ao tema da liberdade e da democracia, que dominará também as Assembleias de Pequenos e Jovens Deputados. Os jovens serão ainda os protagonistas da sessão solene do 25 de Abril de 2024.

O programa completo, que está sujeito a actualizações, pode ser consultado aqui.