Sociedade

Câmara de Pombal revê projecto para avançar com investimento na Casa Mota Pinto

24 out 2023 15:28

Carlos Mota Pinto, pai do presidente da Assembleia Municipal de Pombal, Paulo Mota Pinto, foi primeiro-ministro de 22 de Novembro 1978 a 07 de Julho de 1979

camara-de-pombal-reve-projeto-para-avancar-com-investimento-na-casa-mota-pinto
Redacção/Agência Lusa
A Câmara de Pombal está a rever o projecto de 2010 para avançar com investimento na casa onde nasceu e viveu o antigo primeiro-ministro Mota Pinto (1936-1985), disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Pedro Pimpão.

“Os nossos técnicos, neste momento, estão nessa fase de revisão do projecto inicial, para que possamos avançar com este investimento”, afirmou Pedro Pimpão.

Em Maio de 2010, quando passavam 25 anos sobre a morte de Mota Pinto, o Município de Pombal (Leiria), então liderado por Narciso Mota, lançou uma medalha evocativa do antigo chefe do Governo e apresentou o projecto do Centro de Estudos Carlos Alberto da Mota Pinto.

Três anos mais tarde, o então primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, procedeu ao lançamento da primeira pedra do centro, entretanto designado de Casa Mota Pinto.

Segundo Pedro Pimpão, este mandato a Câmara tentou “encetar negociações para comprar o imóvel que está contíguo à Casa Mota Pinto”.

“O projecto inicial que tínhamos em mãos não nos permitia fazer a cave na estrutura da Casa Mota Pinto, então a ideia era aumentar a amplitude da Casa Mota Pinto, alargando ao imóvel que está contíguo”, declarou, lamentando que a aquisição não tenha sido possível concretizar por “questões judiciais relativamente à propriedade” do imóvel.

O autarca social-democrata, que expressou uma “admiração enorme” pelo ex-primeiro-ministro, garantiu que a Câmara quer iniciar a requalificação do espaço no decurso deste mandato autárquico, salientando ser “importante que o legado histórico, académico, político e cívico de Carlos Alberto Mota Pinto possa ter um espaço digno em Pombal”.

“É um compromisso que assumi e que vou concretizar”, declarou, referindo que o investimento inicial tinha um custo na ordem dos 800 mil euros, não havendo para já o valor que vai resultar da revisão do projeto.

A situação do imóvel foi suscitada hoje, na reunião descentralizada do executivo municipal, que se realizou na Redinha, pelo vereador Luís Simões (PS), que alertou para o estado de degradação do espaço, sugerindo a sua venda a particulares caso não haja uma solução para ser utilizado para um fim público.

Carlos Mota Pinto, pai do presidente da Assembleia Municipal de Pombal, Paulo Mota Pinto, foi primeiro-ministro de 22 de Novembro 1978 a 07 de Julho de 1979, segundo o sítio na Internet do PSD, partido do qual foi presidente entre Março de 1984 e Fevereiro de 1985.

“Licenciado e doutorado em Ciências Jurídicas na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tornou-se professor nesta faculdade e noutras universidades portuguesas e estrangeiras”, de acordo com a mesma fonte.

Militante do PPD desde a sua fundação, Mota Pinto foi ainda eleito deputado à Assembleia Constituinte em 25 de abril de 1975 e nomeado presidente do Grupo Parlamentar do PPD em 17 Maio no mesmo ano.

Foi também ministro do Comércio e Turismo no I Governo Constitucional, primeiro-ministro do IV Governo Constitucional e ainda vice-primeiro ministro e ministro da Defesa no IX Governo Constitucional de 1983 a 1985, ano em que morreu, com 48 anos, em Coimbra.