Opinião

Muros da Europa Teorias

8 fev 2019 00:00

O velho continente dispõe de um enorme e eficaz muro, não construído pelo Homem, que evita termos à nossa porta milhões de migrantes.

Nunca um único líder europeu assumiu, publicamente, que a Europa só não fez muros para travar migrantes de África, do Médio Oriente e da Ásia porque nunca precisou de os fazer.

O velho continente dispõe de um enorme e eficaz muro, não construído pelo Homem, que evita termos à nossa porta milhões de migrantes.

O Mediterrâneo, a avaliar pelo número de pessoas que mata, funcionando como uma cerca eletrificada (em média morrem ali afogadas seis pessoas por dia), deixa o velho continente de mãos livres para apontar, hipocritamente, o dedo aos que, justa ou injustamente, querem evitar êxodos de dimensões bíblicas, como está a acontecer na América Central.

É claro que os Estados Unidos da América (EUA) têm uma culpa enorme, no que diz respeito ao desespero daqueles que rumam a norte e que, se em vez de ter explorado os seus vizinhos, os tivesse ajudado a ter condições de vida dignas, nada disto estaria, porventura, a acontecer.

Nem tão pouco, nós europeus, somos propriamente isentos de culpa no que concerne ao saque dos recursos naturais dos países pobres.

O abastado mundo ocidental tem vivido, nos últimos séculos, à custa do sangue, suor e lágrimas dos povos que escravizou e espezinhou. Falamos dos devaneios de Trump (que são imensos), quando na realidade também não somos exemplo, para povo algum, em nenhum tempo da História.

Ainda recentemente, menos de cinquenta migrantes aguardaram, a bordo do navio humanitário Sea Watch3, ao largo do porto de Siracusa, num impasse que uma médica voluntária portuguesa a bordo classific

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ