Opinião

Manuel Ferreira, escritor de Leiria

22 abr 2017 00:00

São muitos os poetas e escritores (os poetas também são escritores, mas de outra índole, de outra condição) que este nosso Portugal tem criado desde os longínquos tempos medievais, mas tão poucos, porém e infelizmente, os que realmente conhecemos.

Na era pós-moderna em que aceleradamente vivemos e com as moderníssimas tecnologias de informação, o conhecimento está ao alcance de um toque de dedo no computador, mas será que o faremos para aprendermos algo mais acerca dos nossos escritores?

E como eles o merecem! É o caso do escritor leiriense Manuel Ferreira de quem se celebra este ano o centenário do seu nascimento. Será que os leirienses o conhecem?

No «Dicionário dos Autores do Distrito de Leiria» (1979), da autoria de A. Gomes Tinoco, sobre o escritor leiriense diz-se: «Comerciante e romancista, nascido na Gândara dos Olivais, concelho de Leiria, a 18 de Julho de 1917, filho de Joaquim e de Piedade Ferreira.

Concluiu o curso dos liceus depois de haver frequentado a Escola Industrial e Comercial daquela cidade.

Prestou serviço militar em Cabo Verde (1941-47) e seguidamente em Goa (1948-54) onde exerceu larga actividade na rádio local, lendo vários trabalhos de sua autoria. É diplomado pela Escola de Farmácia Goesa.

Tem colaborado em vários jornais e nas revistas Portucale, Seara Nova, Vértice, Ver e Crer, Cabo Verde, Ocidente, Estudos Ultramarinos. Foram-lhe concedidos os prémios «Fernão Mendes Pinto», em 1957 pela Agência Geral do Ultramar e «Ricardo Malheiros» pela Academiadas Ciências em 1963. (…)»

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.

*Professora