Opinião

Leiria uma Capital de Poesia

1 mar 2019 00:00

Além do entretenimento, a poesia é transformação, afoiteza e desassombro.

Ousar é um verbo que pressupõe sempre algum risco. E isso é mais do que não temer a audácia que permite alcançar algo determinante, no acto de conquistar o ânimo que em nós assume elevação substancial.

Neste plano, trazer a público um conjunto de iniciativas e acções programadas em que a poesia serve de móbil e senha, é assumir o arrojo que enaltece o legado poético que reside na cidade de Leiria, pelo menos desde que o rei trovador compôs as suas cantigas de amor e amizade, récitas destinadas a relevar essas virtudes na corte, sempre imbuído de destemor, intrepidez e valentia.

Além do entretenimento, a poesia é transformação, afoiteza e desassombro.

Um fôlego misterioso e insolente, que para alguns assume uma espécie de tom encantatório, mas para outros contém uma função salvífica. E o verso ganha vida na expressão narrativa de outras artes, conferindo aos vocábulos a respiração e o sincretismo que os sentidos acolhem e que a alma pressente, indelevelmente.

A música, a declamação, a dança, a pintura, o teatro, a fotografia, o património, a história, a cidadania, a interactividade, o vídeo/documentário ou o cinema servem-se da palavra para gerar arrebatamento, enlevo, fascínio.

Num formato inédito em Portugal, será possível edificar pela terceira edição consecutiva, com um carácter bianual desde 2015 (no presente ano, de 20 a 24 de Março), uma autêntica ronda (na genuína acepção do termo).

E tal possibilitará a quem se atreva a cirandar pelas ruas, vogar com os versos pela Praça, entrar de rompante na Livraria, no Museu, na Biblioteca, na Casa do Celeiro, no Moinho do Papel, na Igreja da Misericórdia, ingressando com uma chave de palavras na Prisão, indo ao Politécnico, ao Bairro, alojando-se no Hostel, bebendo café na Esplanada, sorvendo um copo no Bar, escrevendo e lendo na Escola, auscultando a prescrição na consulta do Hospital, ou reavivando o pensamento

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ