Opinião

Dicionário improvisado (XIV)

16 mar 2023 16:19

Todos os dias ao início da manhã o sonho sai de casa e caminha pelas ruas da cidade; por vezes, aborda alguém e pergunta: olá, queres que me concretize?

Bondade                                                                      
No dia do seu octogésimo primeiro aniversário plantou uma dúzia de árvores.

Concretização
Todos os dias ao início da manhã o sonho sai de casa e caminha pelas ruas da cidade; por vezes, aborda alguém e pergunta: olá, queres que me concretize? Ninguém parece querer; ninguém faz perguntas; ninguém sorri. Todos os dias pelo fim da manhã o sonho regressa a casa por realizar.

Discernimento
Não acreditar em tudo o que a própria mente diz. E desconfiar do resto.

Envelhecimento
O girassol jovem gira para acompanhar o sol. O girassol adulto não gira para acompanhar o sol.  

Existencialismo
Um dia o coração interrogou-se: passo a vida a bombear, e nada mais; haverá um sentido nesta minha existência? Estarei condenado a esta rotina mecanizada ou poderei aspirar a algo mais? 

Filofobia
Caminha pela rua de cabeça baixa. Receia que o seu olhar se cruze com o de alguém. Receia que o seu olhar se surpreenda. Receia que o seu olhar se apaixone. 

Morfina
Queria ter sonhos eróticos. E por isso começou a fazer experiências e a testar estratégias para induzir e controlar o que iria sonhar durante o sono. Foi assim que começou, de forma quase inconfessável, de forma quase estúpida. Mas resultou: conseguiu aperfeiçoar técnicas para condicionar o que sonhava. E rapidamente alargou o seu espectro de interesses, passando do erotismo para outras experiências oníricas. Começou a procurar sonhos complexos e estimulantes, que lhe proporcionassem emoções e sensações fortes. Sonhos impossíveis. Ficou viciado e começou a desinteressar-se da vida fora do sonho; apenas o impossível lhe interessava.

Paradoxo
O desejo desumaniza. O desejo humaniza. 

Policromia
O velho está sentado no jardim e olha em frente. Parece triste. As pessoas que passam e reparam nele notam isso: há tristeza na sua expressão, no seu olhar. Mas qual será a causa dessa tristeza? Poderá estar triste porque morreu alguém próximo; ou porque a selecção de futebol perdeu; ou porque não tem para onde ir; ou porque deram previsão de chuva; ou porque se sente só; ou porque não consegue lembrar o nome de um dos netos; ou porque sim. Seria mais fácil se as tristezas estivessem categorizadas por cores de forma clara e universal; seria muito mais simples se as tristezas pudessem ser facilmente identificáveis. Morreu alguém: tristeza azul; morreu alguém próximo: tristeza azul escura; morreu alguém menos próximo: tristeza azul clara. Assim, as pessoas que passam pelo velho saberiam de imediato a causa da sua tristeza, e poderiam prosseguir o seu caminho menos angustiadas, parando apenas em caso de tristeza amarela (fome).  

Presciência
O futuro vive no interior da memória. E por vezes consegue libertar-se: foge e concretiza-se.    

Procrastinação
A espera é uma forma de não estar no presente; nem no passado; nem no futuro. E um dia (de repente, sem aviso), percebe-se que o futuro já passou.

Vulnerabilidade
Estar apaixonado.