Opinião

Crónicas do património*

26 mai 2016 00:00

Apesar de ser uma herança, o património não é necessariamente um assunto do passado no sentido em que se constrói no presente para o futuro.

O que é o património? Esta crónica inaugura um espaço dedicado ao património da nossa região, uma rúbrica que nasce da parceria entre o Centro de Património da Estremadura (CEPAE) e o Jornal de Leiria, com o intuito de partilhar alguns textos, conteúdos e assunto sobre os temas patrimoniais. Simplificando, património é aquilo que queremos legar às gerações futuras. Ou seja, estamos perante uma herança, algo que recebemos e que queremos garantir que continue a existir.

Essa herança não tem forçosamente de ser material. Pode ser um edifício, um lugar, uma jóia ou obra de arte, mas também um utensílio, uma tradição, uma canção, uma dança, um hábito, um conhecimento ou uma história. Estamos perante património cultural, material e imaterial, que se conjuga com o natural. Apesar de ser uma herança, o património não é necessariamente um assunto do passado no sentido em que se constrói no presente para o futuro. O património só existe de facto se for reconhecido como tal, o que obriga a trabalhos de identificação, conservação e divulgação. Sem essa acção dificilmente estará disponível e acessível. Para que tenhamos sucesso na preservação e promoção do património é forçoso que, para além dos especialistas, a comunidade o reconheça e assuma como tal. A afectividade ao património é uma das melhores formas de o preservar, pois só cuidamos voluntariamente do que gostamos.

*Presidente do CEPAE
*esta coluna é da responsabilidade do Centro de Património da Estremadura (CEPAE): www.cepae.pt

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.