Opinião

Ainda o Dia do Pai

29 mar 2018 00:00

Afinal o que é ser Pai? Reconhecer o lugar do pai não é torna-lo idêntico à mãe ou em competição com esta.

Mamã às vezes tenho medo do escuro, mas se estiver com o papá já não tenho, sabias?!”. Para a minha filha, o pai está suficientemente forte dentro de si, como presença e como figura securizante à qual pode recorrer para enfrentar o medo e se sentir segura perante o perigo.

A capacidade que cada um de nós tem de cuidar de si, de compreender os sentimentos e de pensar a própria vida emocional, só se desenvolve, por um lado, se partimos da hipótese de ausência de problemas orgânicos e, por outro, se as nossas emoções tiverem tido a possibilidade de ser reflectidas e receber sentido por parte de uma(s) outra(s) pessoa(s) cuidadora(s). Mas no dia-a-dia da prática clínica nem sempre acontece assim.

Francisco (nome fictício) é um jovem adulto em psicoterapia há algum tempo e que recentemente foi pai. Procurou-me por frequentes preocupações somáticas que o desassossegavam e às quais não conseguia atribuir um significado.

Da infância recorda uma protecção desmedida e ansiosa por parte da mãe e também do pai, que a cada manifestação somática, pegava nele e corria para a urgência do hospital. Sente que ao ter sido tratado como “uma espécie de objecto de porcelana”, que a todo o momento podia cair e partir-se, o impediu de explorar o mundo, experimentar a vida e de confiar mais em si.

Afinal o que é ser Pai? Reconhecer o lugar do pai não é torna-lo idêntico à mãe ou em competição com esta. Desde início, o pai também fantasia e imagina o seu bebé e se projecta enquanto figura paterna desse bebé.

O Francisco, durante a gravidez da sua mulher, também engravidou e foi vivendo um conjunto de processos psicológicos característicos desse tempo. O seu bebé existia h&a

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ