Sociedade

Tribunal dos Direitos Humanos declara-se incompetente no processo de jovens de Leiria contra 32 países

9 abr 2024 12:01

Tribunal deliberou que requerentes não esgotaram todas as vias legais em Portugal antes de recorrerem à instância europeia

tribunal-dos-direitos-humanos-declara-se-incompetente-no-processo-de-jovens-de-leiria-contra-32-paises
Jovens quiseram lançar um alerta sobre o futuro, mas tribunal europeu declarou-se incompetente
DR
Redacção/Agência Lusa

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) rejeitou hoje a argumentação utilizada pelos seis jovens portugueses - quatro de Leiria - e que processaram Portugal e outros 31 países por inacção no combate às alterações climáticas. 

Na leitura da decisão, em Estrasburgo (França), o TEDH deliberou ser incompetente nestas matérias, uma vez que "o processo é inadmissível, no que diz respeito à jurisdição extraterritorial dos países mencionados".

Além disso, deliberou também que os requerentes não esgotaram todas as vias legais que tinham em Portugal antes de recorrerem à instância europeia.

Após o Verão mais quente registado na Europa nos últimos séculos, as alegações dos jovens Cláudia, Mariana e Martim, três irmãos de Leiria, que se juntaram a Catarina, uma amiga também natural da cidade, e ainda a André e a Sofia, residentes em Lisboa, foram ouvidos pela primeira vez, pelos juízes em Setembro de 2023.

Após testemunharem incêndios florestais devastadores, que mataram mais de 100 pessoas em 2017, e ondas de calor cada vez mais intensas, os jovens portugueses lançaram, a 3 de Setembro de 2020, uma acção sem precedentes contra vários países no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

O caso recebeu atenção mundial, com mais de seis mil menções na imprensa em 71 países.

A mensagem do caso interposto pelos “jovens requerentes” era simples: "o tempo está a esgotar-se rapidamente para salvaguardar o futuro. Os governos europeus têm o dever legal de tomar medidas muito mais radicais e urgentes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa".

Ler mais: "A minha irmã tem oito anos e gostaria que ela pudesse ter um planeta onde pudesse viver”