Sociedade

Sete em cada dez crianças comem menos de três porções de fruta por dia

3 out 2016 00:00

Consumo está abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde

sete-em-cada-dez-criancas-comem-menos-de-tres-porcoes-de-fruta-por-dia-5118

A Organização Mundial de Saúde recomenda o ingestão diária de, pelo menos, três porções de fruta, mas esta indicação não é seguida pela maioria das crianças portuguesas.

De acordo com um estudo da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), divulgado recentemente, sete em cada dez crianças consomem menos do que três peças de fruta por dia, situação que pode ter efeitos negativos na saúde.

Em comunicado, a APCOI chama a atenção para o facto de a reduzida ingestão de fruta provocar “carências nutricionais com efeitos muito negativos”, como a diminuição dos “níveis de energia, de concentração, de aprendizagem e das defesas do organismo”, tornando as crianças “mais sujeitas a doenças como a obesidade ou a diabetes tipo 2, logo desde a infância”.

De acordo com o estudo da APCOI, feito com base numa amostra de 18 mil crianças entre os dois e os 12 anos, os Açores foram a região do País com maior percentagem de consumo de fruta abaixo das recomendações, com 83,6%, seguindo- se a Madeira (79,9%). Na zona Centro, o valor registado ronda os 74%.

Com o objectivo de melhorar estes indicadores, a APCOI tem em curso mais uma edição do Heróis da fruta – lanche escolar saudável, um projecto que, segundo Mário Silva, presidente e fundador da instituição, pretende ser “uma ferramenta de reeducação alimentar e de educação para a saúde”, intervindo em contexto escolar.