Sociedade

Santuário de Fátima investiu dois milhões de euros no centenário e recebeu a visita de 70 milhões de pessoas

2 nov 2017 00:00

Santuário de Fátima gastou 560 mil euros com a visita do papa Francisco.

santuario-de-fatima-investiu-dois-milhoes-de-euros-no-centenario-e-recebeu-a-visita-de-70-milhoes-de-pessoas-7508

O Santuário de Fátima anunciou hoje que as comemorações do centenário das Aparições de Fátima tiveram um custo de cerca de dois milhões de euros durante os sete anos de preparação das iniciativas.

O vice-reitor do Santuário de Fátima, Vítor Coutinho, revelou que os gastos directamente relacionados com a celebração do centenário em projectos e iniciativas foram de 1,5 milhões de euros. Já as despesas com a visita papal cifraram-se em 560 mil euros.

Segundo o vice-reitor, as opções tomadas tiveram em conta alguns critérios, nomeadamente "enriquecer o conjunto de propostas habituais do Santuário, abranger a diversidade de perfis e de interesses dos peregrinos e visitantes, e criar património que permanece como herança para as gerações futuras".

Durante estes sete anos, o Santuário manteve os seus apoios sociais em Portugal e no estrangeiro, no valor de 5,3 milhões de euros, e à Igreja em Portugal, a quem foi atribuído 4,9 milhões de euros.

Nestes custos "não se incluem algumas obras realizadas", como o novo Altar do Santuário e a restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, precisou o reitor do Santuário, Carlos Cabecinhas, recusando divulgar os números, enquanto "uma série de questões de caráter tributário não estiverem devidamente esclarecidas".

Outro número revelado hoje foi o número de visitantes desde 2010. Vítor Coutinho anunciou que participaram em celebrações "cerca de 50 milhões de peregrinos", sendo que a estimativa dos sete anos é a de que "terão passado pelo Santuário de Fátima mais de 70 milhões de pessoas".

"O Santuário contabiliza apenas as pessoas em peregrinação, sendo que muitos milhares de pessoas vêm ao Santuário, fazem as suas devoções e não participam em nenhuma celebração. Fizemos um cálculo, que precisa ser ajustado, mas poderão ser 40% de pessoas que passam aqui e não vão a nenhuma celebração.

Por isso, podemos falar com alguma segurança de 70 milhões de pessoas", adiantou Vítor Coutinho. O reitor do Santuário acrescentou que existe "a percepção de que, neste ciclo de sete anos, este ano de 2017 foi, sem dúvida, o ano com mais peregrinos".

Segundo Carlos Cabecinhas, este centenário "consolidou a internacionalização de Fátima e vem sublinhar a dimensão mundial de Fátima, quer como Santuário quer como mensagem".

O "grande desafio" do Santuário é "manter a oferta cultural", "diversificada e de qualidade", a que ficaram habituados os peregrinos, acrescentou.

"Pretendemos mantê-la, não com este ritmo e com intensidade deste septenário, mas manter muitos dos pontos e dos aspetos desta oferta. Estamos precisamente na fase de programação de um novo ciclo pastoral a prever a manutenção de uma parte significativa dessa oferta", rematou Carlos Cabecinhas.