DEPRESSÃO KRISTIN

Quermesse solidária e concertos pelas vítimas do mau tempo angariam fundos

19 fev 2026 09:23

Leilão de arte no Atlas a favor do concelho de Leiria e também música ao vivo a reunir verbas para as associações Inpulsar (Leiria), Atlas (Leiria, Marinha Grande, Pombal, Coimbra, Alcobaça e Batalha) e Sharing Love (Ourém)

quermesse-solidaria-e-concertos-pelas-vitimas-do-mau-tempo-angariam-fundos
Pormenor de “Resistência”, da autoria de Gabriela Araújo
Imagem cedida pelo Atlas

O prazo para entrega de trabalhos está a decorrer até ao próximo sábado, 21 de Fevereiro. Com curadoria de Mantraste, ilustrador de Caldas da Rainha formado em Design Gráfico pela ESAD.CR, a exposição e quermesse solidária une artistas pelas vítimas da depressão Kristin e tem organização do Atlas, em Leiria, através da galeria Flyer.

Nomes como Sam Baron e Dino D'Santiago já se associaram à iniciativa, que conta, para já, com a participação de 70 autores, “de todo o país” e “do mundo”, entre eles, João dos Santos, Sílvia Patrício, Tiago Baptista e Tenório, todos com raízes na região.

No dia 28 de Fevereiro, alguns desenhos e pinturas vão ser leiloados online. Em paralelo, o restaurante e centro cultural localizado na Rua Direita recebe a exposição e quermesse solidária, em que cada rifa tem o valor de dois euros.

“Com dois euros podes ganhar uma obra de arte. Quanto mais rifas jogares, mais probabilidades tens”, resume Hugo Domingues, do Atlas. “Uma boa forma de toda a gente ter acesso”.

A convocatória está aberta a artistas visuais, artistas plásticos e ilustradores, com originais assinados, em formatos até A4. “Quanto mais artistas estiverem unidos nesta causa, mais prémios teremos para dar”, assinala Hugo Domingues, para quem “é a arte que nos pode fazer viajar nos momentos mais duros” e “ajudar” mesmo numa situação “psicologicamente muito difícil”.

Toda a receita angariada vai ser usada na aquisição de bens que serão entregues em colaboração com o Município de Leiria.

Está prevista a realização de um workshop para a faixa etária dos 3 aos 16 anos, dirigido por Mantraste, com as obras dos pequenos artistas a poderem entrar na quermesse solidária ou serem directamente adquiridas pelas famílias por um valor simbólico.

Recolha de fundos

A agência Lusa avança que nos dias 25 e 26 de Fevereiro, o espaço Damas, em Lisboa, acolhe a iniciativa Benefit Distrito Leiria, que inclui a actuação de artistas como Alex D’Alva, April Marmara, Inóspita, Luís Severo, Akila AKA Puta da Silva, Chinaskee, Filipe Sambado e Violeta Azevedo.

“Juntamo-nos durante dois dias, numa rede de solidariedade que se tem propalado por todo o país, para apoiar os esforços da InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário [sediada em Leiria] para a reconstrução de casas destruídas durante a tragédia. Toda a ajuda é bem-vinda”, lê-se na publicação partilhada nas contas nas redes sociais do espaço e dos artistas envolvidos.

A entrada, para cada um dos dias, está fixada no valor mínimo de dez euros.

Por outro lado, a ADAO – Associação Desenvolvimento Artes e Ofícios, no Barreiro, recebe a 1 de Março um concerto solidário de apoio às vítimas das tempestades. O alinhamento do espectáculo inclui os maquina., Hetta, Cleric Beast, Prado e OkA. A receita de bilheteira “reverte na totalidade para a associação Atlas – People Like Us, que actua maioritariamente nas zonas de Leiria, Marinha Grande, Pombal, Coimbra, Alcobaça e Batalha”.

O “donativo recomendado” para este espectáculo é no mínimo de dez euros, estando o público também convidado a levar “bens alimentares não perecíveis”, sendo disponibilizada mais informação sobre os que são considerados mais urgentes perto da data do concerto.

Ainda segundo a Lusa, ontem, 18 de Fevereiro, a Casa do Comum, em Lisboa, foi o cenário da iniciativa solidária Artistas em Acção, com artes performativas e artes plásticas.

De acordo com informação disponível no site oficial da Casa do Comum, além de um espectáculo, com performance, momentos musicais e outras intervenções, estariam à venda no espaço obras de arte cedidas por artistas plásticos.

A iniciativa, segundo foi anunciado, contava com actuações e doação de obras de artistas como Teresa Coutinho, Ana Brandão, Ana Borralho & João Galante, Cláudia Semedo, António Jorge Gonçalves, Rachel Caiano, Constança Villaverde Rosado, Hilda Reis, Carlota Lagido, Maria Norton, David Marques e Bruno Bravo.

As receitas angariadas com os bilhetes – “cada pessoa contribui com o que quer e com o que pode” – e a venda das obras de arte revertem “integralmente para a associação Sharing Love, de Ourém, que apoia directamente a população afetada”.

Além disso, será entregue à mesma associação a verba angariada na campanha Artistas em Ação - campanha para as vítimas da tempestade, a decorrer online na plataforma GoFundMe.

Amor ao Centro angariou 18 mil euros

Entretanto, Atlas e Sharing Love são as beneficiárias da angariação de fundos associada ao concerto solidário Amor ao Centro, que permitiu recolher 18.707 euros, segundo a agência Lusa.

O espectáculo aconteceu dia 11 de Fevereiro na Casa Capitão, em Lisboa, e pelo palco passaram Surma, Xtinto, Bia Maria, Inês Apenas, Iolanda e Jüra, artistas com raízes na região de Leiria, Pombal, Alcobaça e Ourém, entre outros, como Ana Lua Caiano ou Joana Espadinha.

Foram reunidos 11.107 euros da campanha online e 7.600 de receita de bilheteira.