Sociedade

Quase 300 ninhos de vespa asiática identificados na região

11 jan 2019 00:00

Só no concelho de Leiria foram destruídos 90 nos últimos três meses.

quase-300-ninhos-de-vespa-asiatica-identificados-na-regiao-9686
Maria Anabela Silva

No último ano foram identificados na região quase 300 ninhos de vespa asiática (vespa velutina), uma espécie predadora da abelha europeia, que tem sido responsável pela destruição de milhares de colmeias.
Só no concelho de Leiria e em apenas três meses (Outubro, Novembro e Dezembro) foram eliminados 90 ninhos, enquanto em Pombal o município procedeu, no último ano, à erradicação de 50. No início desta semana, a Câmara da Marinha Grande dava conta da detecção de 12 ninhos no concelho.
Na plataforma electrónica SOS Vespa, criada para apoiar a identificação e o controlo da vespa velutina em Portugal, foram reportados 205 ninhos na região (distrito e concelho de Ourém).
Contudo, o número actual rondará as três centenas, atendendo a que no Município de Leiria a plataforma identifica apenas quatro, quando, de acordo com informações da Protecção Civil Municipal, reveladas na última reunião de Câmara, só nos últimos três meses foram destruídos 90 ninhos.
Na ocasião, a vereadora Ana Esperança adiantou que há um outro identificado, localizado na Quinta do Amparo, em Marrazes, que não foi ainda removido por dificuldade de acesso ao sítio onde se encontra.
Durante a reunião de executivo, os vereadores do PSD, pela voz de Álvaro Madureira, defenderam um combate “eficaz” à vespa asiática no concelho, aumentando “os meios e as equipas especializadas na destruição de ninhos”.O autarca sugeriu também a realização de sessões de esclarecimento nas freguesias e a elaboração de relatórios mensais, sobre a evolução da situação.
“A ineficácia no combate a este insecto invasor e predador das abelhas pode-se tornar uma calamidade ambiental a médio prazo”, advertiu Álvaro Madureira.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ