Autárquicas 2025
PSD recupera Câmara Municipal da Batalha com maioria absoluta
Os sociais-democratas conseguiram 44,15% dos votos, derrotando o Batalha é de Todos Movimento Independente
Foguetes e filas de carros a buzinar incessantemente declararam a vitória do PSD no concelho da Batalha, por maioria absoluta.
A contagem dos votos terminou por volta das 22:30 horas e o PSD teve 44,15% dos votos, conseguindo quatro lugares no executivo municipal, enquanto o Batalha é de Todos Movimento Independente (BTMI) saiu derrotado, com 20,7% dos votos, e terá dois lugares na oposição da autarquia. O CDS-PP também terá lugar na Câmara e, com 16% das votações, elege um vereador.
Ao JORNAL DE LEIRIA, o candidato social-democrata, André Sousa, começou por agradecer aos eleitores que escolheram o PSD para liderar a Batalha nos próximos quatro anos. “Este resultado demonstra que a nossa campanha estava certa, uma campanha pela positiva, com críticas, mas construtivas. Sobretudo, pela apresentação de um projecto sólido, com propostas concretas e com equipas que a Batalha conhece”, referiu.
Mesmo com maioria absoluta, o próximo autarca afirma que está disponível para dialogar com os restantes partidos, “para trabalhar de forma conjunta”.
A festa da vitória não ficou durante muito tempo na sede da campanha do PSD. Dezenas de carros foram percorrer as freguesias do concelho, todas elas também conquistadas pelos sociais-democratas.
Do lado do BTMI, Raul Castro, que comandou a autarquia nos últimos quatro anos, assumiu a derrota e felicitou o PSD. “Tenho de dar os parabéns a quem ganhou, desejando que possam fazer um bom mantado em prol do interesse dos batalhenses”.
O candidato assumiu “toda a responsabilidade” pelo resultado obtido e considerou ser “cedo” para tomar a decisão de ocupar o lugar de vereador na oposição. “Para já, ainda não há nada, temos de conversar entre nós”, acrescentou.
Raul Castro afirmou que o movimento irá fazer o balanço da campanha “amanhã à tarde” e denunciou a presença de um alegado apelo ao voto especifico a um dos partidos candidatos, na freguesia da Batalha. “Diz que numa mesa de voto tinha lá escrito ‘vota determinado partido’. Isso não é normal”, sublinhou, ao acrescentar que “foram dadas instruções” para proceder à respectiva queixa à Comissão Nacional de Eleições, que deverá “constar na acta daquela mesa”.
Ainda assim, Raul Castro considera que este alegado acto “não teve qualquer efeito” nos resultados desta freguesia.
O clima também foi de vitória na sede do CDS-PP, que ‘saltou’ dos 421 votos em 2021 para os 1.416. “Fui candidata pelo CDS, que passou de 4% para 16%. Se querem melhor vitória do que esta, não sei”, confessou Ana Rita Silva, que terá lugar no executivo camarário.
Apesar de reconhecer que o partido queria ganhar, mostrou-se satisfeita pelo partido eleger três pessoas para a Assembleia Municipal e ter lugar nas Assembleias de Freguesia da Batalha, Golpilheira, Reguengo do Fetal e São Mamede.