Missão Ucrânia

Primeira estrutura de acolhimento colectiva de refugiados do distrito abriu na Nazaré

29 mar 2022 14:57

Serão 26 os cidadãos ucranianos alojados em duas instalações da Confraria, adaptadas às novas necessidades

primeira-estrutura-de-acolhimento-colectiva-de-refugiados-do-distrito-abriu-na-nazare

Decorreu, ontem, a assinatura do protocolo entre o Instituto da Segurança Social e a Confraria Nossa Senhora da Nazaré, no Salão Nobre da Câmara Municipal, para a constituição de uma estrutura de acolhimento colectivo, para receber 26 cidadãos refugiados ucranianos, informa o Município da Nazaré.

Walter Chicharro, presidente da autarquia, que falou da sua “enorme satisfação por acolher esta assinatura de protocolo”, disse ainda que se trata de “um pequeno contributo para apoiar todos aqueles que vêm de uma guerra sem sentido.”

João Paulo Pedrosa, diretor do Centro Distrital de Segurança Social, destacou a importância de evidenciar na sociedade civil “respostas do sector social e solidário, que estejam dispostos a dá-las”, como a Confraria Nossa Senhora da Nazaré, que “tem sido inexcedível nas parcerias com o Estado para desenvolver todo o tipo de respostas, sobretudo aquelas onde a actuação destas instituições é mais necessária”.

A Confraria Nossa Senhora da Nazaré disponibilizou-se, assim que se soube que a guerra iria desencadear uma crise de refugiados, para dar resposta, tendo sido a escolhida para ser o primeiro centro de acolhimento colectivo no distrito de Leiria. Irá acolher cidadãos ucranianos em duas das suas instalações, adaptadas às novas necessidades.

Já o cardeal patriarca, Manuel Clemente, destacou a boa vontade das pessoas e o humanismo que ressurge em momentos de tragédia. “Os momentos trágicos revelam o pior e o melhor da humanidade”, de que são exemplo os actos imediatos de solidariedade que se geraram logo após o início do conflito, e a envolvência da sociedade civil bem como das suas entidades para apoiar as vítimas da guerra, considerou.

Após a assinatura do protocolo, realizou-se a visita às instalações da estrutura onde já estão alojados 25 cidadãos do país em guerra.