Viver

Primeira Bienal de Pintura – Prémio Mário Botas tem 34 obras seleccionadas

4 out 2025 12:32

Abertura este sábado na Nazaré

primeira-bienal-de-pintura-premio-mario-botas-tem-34-obras-seleccionadas
Natural da Nazaré, Mário Botas (1952-1983) marcou profundamente o panorama das artes plásticas em Portugal
cm-nazare.pt

O Município da Nazaré anunciou para este sábado, 4 de Outubro, a inauguração da exposição da primeira Bienal de Pintura – Prémio Mário Botas. A abertura está marcada para as 15:30 horas, no Centro Cultural da Nazaré.

De acordo com a autarquia, concorreram 125 autores e o júri seleccionou 34 obras originais, tendo em conta critérios como a técnica, a qualidade plástica, a criatividade, a originalidade temática, a composição e o equilíbrio das criações.

Aquando do lançamento da Bienal, em Junho deste ano, a câmara manifestou a ambição de “contribuir com algum ímpeto para a abertura do museu dedicado ao pintor, que tem vindo a ser sucessivamente adiado e que a autarquia gostaria que a Fundação [Mário Botas] pudesse agilizar para breve”, disse o presidente da autarquia, Manuel Sequeira, citado pela agência Lusa. E acrescentou que o museu poderia mesmo “albergar pinturas participantes na Bienal ou, se houver essa vontade, toda a exposição”.

Já esta semana, contactado pelo JORNAL DE LEIRIA na terça-feira, 30 de Setembro, Manuel Sequeira manteve que é esse o objectivo do município e considerou que a Bienal é “uma forma de alavancar” o projecto. “O que eu desejo é que o museu tenha o dinamismo que há muito ansiávamos, que é a abertura e a ligação à comunidade”, comentou. “Há 30 anos que está por inaugurar”, sublinha o autarca. “Vamos conseguir concretizar algo que há muito todos desejávamos”.

Ouvido também na terça-feira pelo JORNAL DE LEIRIA, um dos membros do conselho de administração da Fundação Mário Botas mostrou-se mais cauteloso sobre o alargamento da exposição da Bienal de Pintura ao museu, sem adiantar datas. “Isso não está claro e não está definitivo”, afirmou António Fialho. “Provavelmente, sim, mas só depois de inaugurado o museu, mas ainda não temos a certeza porque há muitos imponderáveis que não dominamos”.

Natural da Nazaré, Mário Botas (1952-1983) marcou profundamente o panorama das artes plásticas em Portugal.

A Bienal de Pintura – Prémio Mário Botas é uma iniciativa promovida pelo Município da Nazaré.