Viver

Nazaré recebe primeiro Creative Film Fest

12 jan 2026 14:00

A edição inaugural acontece esta semana nos dias 14 e 15 de Janeiro

nazare-recebe-primeiro-creative-film-fest
The 24th Mr. Phipps, de Petri Salo
YouTube

O filme realizado pelo finlandês Petri Salo apresenta uma narrativa sobre engano, abuso, magia e transcendência da dor, em que o protagonista é persuadido a aceitar um papel contra a sua vontade, o que lhe provoca uma profunda transformação.

Neste thriller, um homem em busca de expansão da consciência desperta, décadas depois, num espaço abandonado e inquietante, com a longa-metragem a explorar temas como a solidão, os limites da mente humana e os fantasmas do passado.

Esta quarta-feira, 14 de Janeiro, pelas 19 horas, The 24th Mr. Phipps é exibido no Cineteatro da Nazaré, na sessão inaugural do primeiro Nazaré Creative Film Fest.

Na quinta-feira, 15 de Janeiro, e à mesma hora, oportunidade para ver E, um drama assinado pela realizadora Anna Eriksson, também nascida na Finlândia. Na história, a ex-primeira-ministra da Finlândia causa um escândalo no gala do prémio Nobel e desaparece num deserto, onde encontra a respectiva dupla e outras figuras simbólicas.

Última parte de uma trilogia que aborda questões relacionadas com a feminilidade, o poder, a sexualidade e o subconsciente, E reflecte acerca da desconexão do ser humano consigo próprio e com os outros num universo que espelha as angústias da era pós-moderna.

Segundo o Município, o Nazaré Creative Film Fest pretende ser “um evento dedicado ao cinema independente e a projectos de coprodução, em que a criatividade e a liberdade artística estarão em foco”. Ambiciona “dar visibilidade a realizadores emergentes e consagrados que exploram novas linguagens cinematográficas” e que “desafiem convenções narrativas e apresentem propostas autorais marcadas pela originalidade”.