Economia

Portugal tenciona pagar antecipadamente mil milhões de euros ao FMI até final do mês

16 jun 2017 00:00

O ministro das Finanças revelou, no Luxemburgo, que Portugal tenciona pagar antecipadamente, até ao final de Junho, mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional, no quadro dos reembolsos dos empréstimos do programa de ajuda externa.

portugal-tenciona-pagar-antecipadamente-mil-milhoes-de-euros-ao-fmi-ate-final-do-mes-6633

Em declarações aos jornalistas no final de uma reunião de ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin), na qual o assunto foi abordado na sequência do pedido formulado no Conselho de Ministros anterior pelo Governo português para pagar antecipadamente ao FMI cerca de 10 mil milhões de euros, Mário Centeno indicou que o processo está bem encaminhado e espera que seja possível pagar já até final do corrente mês um décimo desse montante. 

"É um processo administrativo mais moroso, que vai levar mais uns dias. O tema foi de novo abordado na reunião esta manhã, e há um enorme consenso entre todos os países na razoabilidade, na importância de isto se concretizar para Portugal, portanto não esperamos nenhuma surpresa até que formalmente o processo esteja concluído, e esperamos ainda este mês fazer uma amortização significativa da dívida ao FMI", disse. 

Questionado sobre o valor da amortização, confirmou o montante que mencionara numa entrevista concedida hoje de manhã à Bloomberg: "são os mil milhões que eu hoje tive oportunidade de comentar, exactamente, e esperamos que isso seja feito até ao final deste mês", disse. 

Centeno frisou que estes reembolsos são feitos "sempre com a mesma cautela" que tem guiado o actual Governo "na gestão da dívida pública, que é garantir que esta tendência de redução das taxas e de aumento da maturidade média da dívida portuguesa se concretiza", e para que tal aconteça, sustentou, é "essencial de facto a implementação destes pagamentos antecipados ao FMI". 

Na anterior reunião dos ministros das Finanças da União Europeia, em 23 de Maio passado em Bruxelas, o Governo português pediu autorização aos seus parceiros europeus para pagar antecipadamente ao FMI cerca de 10 mil milhões de euros dos empréstimos concedidos durante o programa de assistência financeira, o que foi apreciado pelo Conselho Ecofin na reunião de hoje. 

O pagamento antecipado de empréstimos do FMI necessita do aval dos Estados-membros (em sede do Mecanismo Europeu de Estabilidade), pois estes terão que aceitar renunciar a uma cláusula (`waiver`) nos contratos de empréstimos concedidos no quadro do programa de assistência financeira, que prevê que reembolsos antecipados tenham que ser proporcionais entre todos os credores (e Portugal só tenciona, mais uma vez, pagar mais cedo os empréstimos do FMI). 

​Na quinta-feira, à chegada à reunião do Eurogrupo, o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, considerando que a intenção do Governo de pagar antecipadamente ao FMI "demonstra que o programa (de assistência) português é uma história de sucesso".