Economia
Politécnico de Leiria integra projecto inovador de aquacultura
Projecto Aquadiversify será desenvolvido no Algarve

Através do MARE, o Instituto Politécnico de Leiria participa num projecto inovador de aquacultura, no Algarve. Chama-se Aquadiversify, foca-se na diversificação e na produção sustentável em aquacultura multitrófica integrada, é um projecto liderado pela Piscicultura do Vale da Lama (nome comercial Pescalgarve) em consórcio com a Associação Oceano Verde – Laboratório Colaborativo para o Desenvolvimento de Tecnologias e Produtos Verdes do Oceano (GreenColab), o Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve (CCMAR) e o MARE-Politécnico de Leiria (MARE-IPL).
“A aquacultura multitrófica é o cultivo simultâneo de espécies de níveis alimentares diferentes (por exemplo, peixes, algas e invertebrados filtradores) no mesmo sistema, onde os resíduos de uns servem de alimento ou nutriente para os outros, fechando o ciclo e tornando a produção mais sustentável”, contextualiza a Pescalgarve.
“O projecto estabelecerá, pela primeira vez em Portugal, um sistema de três níveis tróficos dentro do mesmo tanque de produção — douradas e robalos no topo, macroalgas na coluna de água e pepinos-do-mar no fundo. Ao incorporar macroalgas na alimentação dos peixes, a implementação do sistema integrado permitirá aumenta naturalmente a pigmentação e a qualidade nutricional da dourada e do robalo, enquanto as algas removem azoto e fósforo da água e sequestram dióxido de carbono. As algas poderão, por sua vez, ser valorizadas em mercados de alimentação, cosmética ou biofertilizantes."