Sociedade

Politécnico aumenta vagas para formação de docentes

6 abr 2023 16:54

Na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, as licenciaturas de Engenharia Informática (110) e de Gestão (102) também subiram o número de lugares, mais oito cada uma.

politecnico-aumenta-vagas-para-formacao-de-docentes
Politécnico de Leiria volta a aumentar o número de vagas
Ricardo Graça/Arquivo

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) atribuiu 1935 vagas para o Politécnico de Leiria, uma ligeira subida face à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2022.

À semelhança do que sucede noutros politécnicos e universidades, a licenciatura para professores é aquela que mais lugares disponíveis tem este ano. Segundo os dados divulgados pela tutela, o curso de Educação Básica, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, passou de 59 para 70 vagas.

Já na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, as licenciaturas de Engenharia Informática (110) e de Gestão (102) também subiram o número de lugares, mais oito cada uma.

Relativamente às outras três escolas do Politécnico de Leiria – Escola Superior de Saúde, Escola Superior de Arte e Design e Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – o número de vagas não sofreu grandes alterações.

O MCTES, refere uma nota de imprensa, vai disponibilizar pela primeira vez um contingente prioritário de estudantes carenciados economicamente, com 2% de vagas para cada ciclo de estudos (ou duas vagas) para candidatos beneficiários de acção social escolar, “tendo em vista promover a equidade e as oportunidades de mobilidade social”.

Apesar do carácter voluntário, todas as instituições de ensino superior públicas manifestaram a sua adesão.