Viver

Percursos Pedestres de Leiria ganham mais rotas e novidades 

6 jan 2020 17:34

Esta segunda-feira, foi apresentado o calendário da Rede dos Percursos Pedestres de Leiria, para 2020.

percursos-pedestres-de-leiria-ganham-mais-rotas-e-novidades
Ao todo serão 15 percursos para "percorrer Leiria"
Visit Leiria

Em 2020 está prevista a realização de 15 percursos, mais dois do que no ano passado, num total de cerca de 130 quilómetros, num calendário que inicia a partir do dia 16 de Fevereiro, em Amor, e que termina a 15 de Novembro, na Bajouca. 

A partir deste ano, embora a participação continue gratuita, há a necessidade de inscrição prévia, através do site Visite Leiria, devido a logística e apoio médico. 

Este ano, será necessária inscrição prévia mas gratuita

 

Tal como em 2019, será distribuído um cartão de participação, onde cada percurso feito dá direito a um carimbo, sendo oferecida uma t-shirt ao fim de sete percursos realizados e um bastão de caminhada, com o cartão completo. 

O participante mais velho e o mais novo em cada percurso receberão também um brinde e uma garrafa reutilizável para água continuará a ser distribuída pelos participantes. 

A definição dos traçados e logística contam com o apoio das Juntas e das Uniões de Freguesia e com o acompanhamento técnico do Núcleo de Espeleologia de Leiria e do Clube de Orientação do Centro. 

No site Visite Leiria e na página de Facebook dos Percursos Pedestres, estão já abertas as inscrições para o percurso de Amor.

Calendário

16 de Fevereiro – Amor

8 Março – Nascente do Lis (Cortes)

22 de Março – Barosa

5 de Abril – Monte Redondo

19 de Abril – Peregrino (Caminhada até Fátima)

17 de Maio – Caranguejeira

7 de Junho – Termas d’El Rei (Monte Real)

21 de Junho – Vale do Lapedo

5 de Julho – Bidoeira de Cima

19 de Julho – Maceira

13 de Setembro – Curvachia (Arrabal)

27 de Setembro – Parceiros

18 de Outubro – Praia do Pedrógão

1 Novembro – Leiria História 

15 de Novembro - Bajouca

Rede de Percursos Pedestres de Leiria

 

Balanço
Em 2019, foram promovidos 13 percursos, num total de 110 quilómetros, onde participaram quase sete mil pessoas, o que, para a autarquia, que apresentou esta segunda-feira, em conferência de imprensa o calendário, representa que o “interesse e a participação nos percursos pedestres têm aumentado”. 

No futuro, os traçados poderão ser disponibilizados através de QR Code, com o objectivo de promover uma maior interactividade e um maior número de percursos homologados. 

Com cinco roteiros homologados, está em curso a candidatura para a das rotas da Bajouca, Caranguejeira e Maceira.