Sociedade

Novos bebedouros grátis saciam a sede na zona ribeirinha de Leiria

9 out 2019 00:00

O campo de lançamentos, o Jardim da Almoínha, o Parque Infantil do Caniço e o parque do avião vão ser os espaços que a Câmara de Leiria vai dotar de novos bebedouros públicos.

novos-bebedouros-gratis-saciam-a-sede-na-zona-ribeirinha-de-leiria-10748

Em nota divulgada pela autarquia, esta entidade faz notar que a zona Polis da cidade, junto ao Rio Lis, "é percorrida diariamente por centenas de munícipes entusiastas da prática desportiva informal, pelo que a existência de bebedouros se torna uma necessidade relevante para que todos possam ter acesso a água gratuita ao longo dos trajectos percorridos".

Os novos equipamentos, adianta o comunicado, "alicerçam-se em três eixos: ambiente, design e tecnologia. Do ponto de vista ambiental, o mais fácil enchimento de garrafas/cantis contribuirá para motivar aqueles que efectuam estes percursos a encherem as suas próprias garrafas e de forma progressiva deixarem de utilizar garrafas descartáveis de plástico".

Ao nível do design, os bebedouros devem ser facilmente identificáveis e, para isso, um dos desafios é o envolvimento da população estudantil, do ensino secundário e do ensino superior, com o lançamento de um concurso municipal para a sua conceção estética.

Relativamente à questão tecnológica, os bebedouros poderão ser equipados com dispositivos para medir a quantidade de água utilizada e assim mostrar aos utilizadores o número equivalente de garrafas plásticas descartáveis salvas. 

Os vereadores do PS e do PSD aprovaram esta medida ontem, dia 8 de Outubro, em reunião de Câmara.