Economia

Partem de 4L para Marrocos com entusiasmo e bolsos cheios de caramelos

19 fev 2016 00:00

Estudantes da ESTG aceleram de Renault em missão de solidariedade

partem-de-4l-para-marrocos-com-entusiasmo-e-bolsos-cheios-de-caramelos-3104
Daniela Franco Sousa

Os últimos tempos foram muito intensos, dias de muito trabalho para assegurar que tudo iria correr bem, mas as 24 horas que antederam a grande viagem foram apenas de puro entusiasmo e de grande expectativa, contava ao JORNAL DE LEIRIA Samuel Fialho, um dos quatros estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Leiria, que partiram terça-feira de Renault 4L em direcção a Marrocos.

Foram duas as equipas de estudantes, dos cursos de Engenharia Electrotécnica e Computadores e de Engenharia Civil da ESTG, que partiram terça-feira numa 4L para Biarritz, em França, para participar no 4L Trophy.

A prova, que decorre entre 18 e 28 de Fevereiro, tem como objectivo a chegada a Marrocos, e exige obrigatoriamente a participação numa Renault 4L, cuja manutenção fica a cargo de cada equipa durante todo o percurso.

João Ramiro e Samuel Fialho da 4Life, equipa apoiada pelo JORNAL DE LEIRIA, e João Mendes e João Pereira, da equipa 4Fly, prepararam a sua participação na 19.ª edição do 4L Trophy, o maior evento desportivo de estudantes com fins humanitários da Europa, onde o objectivo é que várias equipas de toda a Europa façam o percurso de Renault 4L até Marrocos, com o intuito de poderem ajudar crianças a terem melhores condições para frequentarem a escola.

Cada equipa deve angariar bens médicos, educativos e/ou desportivos, que serão entregues no final da prova às populações mais carenciadas em Marrocos, através da Associação Crianças do Deserto.

Samuel Fialho explicava que a troca de impressões com os estudantes que partiram no ano anterior foi muito valiosa.

Foi, por exemplo, por perceberem que os colegas tiveram dificuldade em encontrar postos de abastecimento abertos depois das 22 horas, em Espanha, que este ano a partida foi antecipada duas horas, para as 10 da manhã.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo