Viver

Palavra de Honra | Detesto sentir o tempo a escorregar-me das mãos

9 jan 2022 10:20

Joana Pinto, música

palavra-de-honra-or-detesto-sentir-o-tempo-a-escorregar-me-das-maos

Já não há paciência… Talvez se tivéssemos mais tempo tudo seria diferente, estaríamos mais felizes e assim mais pacientes também!

 Detesto… sentir o tempo a escorregar-me das mãos, a ser gasto como se fosse banal.

 A ideia… de passar tempo, de nos entretermos, de arranjarmos algo que nos distraia é quase criminosa! O tempo é um dos bens mais preciosos que temos! Tempo para fazermos o que gostamos, para estarmos com que amamos, para conhecermos pessoas, lugares e vivermos novas experiências. Tempo para estarmos connosco e tempo para não fazer nada!

 Questiono-me se… todos tivéssemos  consciência disto como seriam as nossas vidas, as nossas prioridades, os nossos valores… se tivéssemos tempo para refletir no que realmente importa para nós, para os nossos e para o mundo!

Adoro… a minha família, os meus amigos, a música e a macrobiótica que de formas diferentes me salvaram a vida!

Lembro-me tantas vezes… de quando éramos pequenos, quando o tempo não existia, não era importante. Vivíamos o momento presente e éramos livres de compromissos, de obrigações, de imposições.

Desejo secretamente… que voltemos todos a resgatar a nossa criança e a dar-lhe mais espaço. A criticar menos e a agradecer mais, porque o tempo passa e vai-se rápido e no final de contas ninguém cá fica!

Tenho saudades… me perder no tempo com gargalhadas e conversas sem fim… de ver o dia nascer nas Cortes entre os amigos que se tornaram família, onde o tempo de dormir não era importante e as preocupações eram inexistentes.

O medo que senti… quando estive deprimida, fez-me olhar para a vida com outros olhos! Fez- me ter vontade de me conhecer melhor, de redefinir as prioridades, de querer descobrir o segredo da felicidade e partilhar com os outros. Hoje sinto que juntos, de peito aberto e com todo o nosso amor, transformamo-nos e somos mais fortes!

Sinto vergonha alheia… Não! Nem sei bem o que é isso. Prefiro deixar os outros livres na gestão do seu tempo que é tempo de vida.

O futuro… a Deus pertence assim dizem. Eu prefiro dizer que o futuro não existe, porque vivemos sempre num eterno presente que realmente é um grande presente que devemos aproveitar ao máximo.

Se eu encontrar… o tempo perdido que gastamos em coisas banais, em preocupações imaginárias que a maioria das vezes não se concretizam vou pedir-lhe desculpa… por tão grande desperdício… e 

Prometo… cantar ó tempo volta para trás…

Tenho orgulho…
em ti, em mim, em nós, que fazemos todos os dias o nosso melhor para aproveitar o tempo que nos resta. Acredito que se soubéssemos que íamos morrer amanhã olharíamos para o tempo e para a vida com outros olhos… sabes quando vais morrer? Pensa nisso e aproveita melhor o tempo que te resta!