Viver

Palavra de Honra | “Desejo secretamente que todos os dias faça frio, até no Verão”

25 dez 2023 10:01

José Miguel Saraiva, advogado

palavra-de-honra-or-desejo-secretamente-que-todos-os-dias-faca-frio-ate-no-verao

Já não há paciência... para ouvir a roleta russa de experts em pandemias, depois em geopolítica da Europa de Leste, e seguidamente em conflitos armados de origem religiosa no Médio-Oriente. Alguém cuja principal ocupação é não largar o Reddit ou Twitter não saberá certamente qual a solução para o conflito israelo-palestiniano.

Detesto... quando alguém me obriga a ir a discotecas. E simultaneamente detesto discotecas.

A ideia... de que não gostar dos ruídos informatizados a que hoje chamam música é ser velho, snobe ou desactualizado, é profundamente mal-informada, mas por outro lado pouco me apoquenta. Para mim, música implica a existência de sons provenientes de instrumentos musicais (esses dinossauros!). Tenho a convicção de que é mais culta e interessante a pessoa que ouve Queen e Pink Floyd do que quem ouve Calvin Harris ou outros da mesma espécie (perdoem-me o imperdoável snobismo).

Questiono-me se... fará algum sentido a coacção que hoje existe para se aderir à moda mais recente, porque de repente a moda mais recente torna-se eterna, ubíqua, indelével e de consumo obrigatório.

Adoro... ir ao Estádio de Alvalade, jogar futebol, ouvir música (de jeito) e adoro aqueles dias em que vamos só petiscar alguma coisa com uns amigos e acabamos a jantar até às 2h da manhã.

Lembro-me tantas vezes... de coisas com pouquíssimo interesse para a maioria das pessoas, como por exemplo o número de golos que tem o Sinama-Pongolle no Sporting (spoiler alert: poucos), ou quando o Sá Pinto fez a sua estreia pelo clube de Alvalade. Por oposição, tendo-me a esquecer de tudo o resto.

Desejo secretamente... que todos os dias faça frio, até no Verão. É um desperdício a quantidade de casacos que tenho para alguém que vive em Lisboa, onde as temperaturas baixam dos 10º cerca de duas semanas por ano. Prefiro de facto o frio ao calor. E não é a gozar.

Tenho saudades... da faculdade, e de certa forma da escola secundária. É curioso como quando estamos a estudar só queremos ir trabalhar e ganhar o nosso dinheiro. E só quando começamos a trabalhar percebemos que estudar era o paraíso. Só nos cai a ficha quando temos que entregar o IRS.

O medo que tive... quando vi o Trump ser eleito nos EUA, quando vi o Sporting ser eliminado pelo Alverca e quando li a notícia de que se confirmava que o Pedro Nuno Santos ia concorrer à liderança do PS. Cada um é trágico à sua maneira. Talvez a ideia de ter um primeiro-ministro comunista seja a que me faz mais comichão hoje em dia.

Sinto vergonha alheia... quando ouço miúdos(as) de 15 anos a falar sobre a aderência dos pneus nas corridas de Fórmula 1. Posso acrescentar zero a essa conversa, mas ao menos tenho a legitimidade acrescida de quem tem carta de condução.

O futuro... a nós pertence - dependendo do resultado das eleições de 2024, pode passar a pertencer ao Comité Central, mas isso são outras conversas.

Se eu encontrar... um cão na rua, a primeira coisa que penso é quão mal poderia a minha mãe reagir se o levasse para casa. Da última vez que ignorei esse pensamento, um cão vomitou-me o carro na viagem de Lisboa para Leiria, e há cinco anos que esse mesmo cão come e dorme melhor do que eu, e manda mais lá em casa.

Prometo... nunca sair de Portugal. Calma. Não abdico de viajar para fora pelo menos uma vez por ano, e não descarto uma experiência noutro país. Mas tenho em mim a missão de realmente estabelecer a minha vida em Portugal e de não emigrar. É mais um statement de que é possível viver e ser feliz cá.

Tenho orgulho... em ser sportinguista, e não é preciso explicar. E em ser dos Marrazes, claro.