Sociedade

Oeste Independentes passa a Pombal Independentes e quer disputar autarquia de Pombal

29 jun 2023 08:00

Movimento quer concretizar um “plano de desenvolvimento do litoral norte do distrito de Leiria”

oeste-independentes-passa-a-pombal-independentes-e-quer-disputar-autarquia-de-pombal
Independentes querem concorrer à Câmara de Pombal
Ricardo Graça/Arquivo
Jacinto Silva Duro

Ano e meio após o início do mandato, o movimento Oeste Independentes vai avançar para o resto do concelho de Pombal mudando a designação para Pombal Independentes.

“Somos a alternativa política ao sistema. Apartidários, não porque as pessoas que constituem este movimento independente não tenham posicionamento político, mas porque agrega todos os quadrantes ideológicos”, refere um comunicado divulgado na rede social Facebook.

A tomada desta resolução pelo núcleo do movimento, adianta-se, alicerça-se no trabalho feito ao longo do mandato e na preocupação de colocar “causas, pessoas, plano e futuro”, no centro da participação pública.

“Apesar de termos tido origem no oeste do concelho de Pombal, as nossas causas são transversais e importantes para todo o município. Está claro que somos um movimento concelhio.”

O agora Pombal Independentes salienta querer concretizar um “plano de desenvolvimento do litoral norte do distrito de Leiria” com uma união entre os municípios desta região.

“É impossível pensar no desenvolvimento de um concelho, sem os restantes municípios à volta. Neste caso, Leiria e Figueira da Foz”, explica Luís Couto.

O porta-voz refere que o movimento mantém as sete prioridades do programa eleitoral do Oeste Independentes: alargamento das zonas industriais e a atracção de investimento privado, a saúde mental, a valorização do património ecológico da Mata do Urso e a gestão da água do aquífero, o alargamento da rede Pombus a Almagreira, Pelariga, Ilha, Guia, Mata Mourisca e Carriço, o saneamento e as ausências de resposta para conglomerados urbanos e as comunidades de energia.