Sociedade

Encerramento do balcão do Millennium BCP e fim de multibanco na Guia geram revolta  

27 jun 2023 18:31

Alternativa será percorrer 20 quilómetros até Pombal

encerramento-do-balcao-do-millennium-bcp-e-fim-de-multibanco-na-guia-geram-revolta
Fim da "única Caixa Multibanco existente trará também graves consequências para o comércio local"
Google Maps

O encerramento do balcão do banco Millenium BCP, na Guia, concelho de Pombal, levou a AMAGO – Associação de Moradores e Amigos da Guia e Oeste, a lamentar o fim de mais uma instituição bancária fora dos grandes centros urbanos. 

Beatriz Marques Branco, presidente da direcção da AMAGO, refere que se tratava da mais antiga agência instalada na vila.  

A situação, considera a dirigente, “é indigna e trará sérios constrangimentos à generalidade dos cidadãos, mas em particular, à faixa etária mais idosa” que não utiliza cartões de débito ou crédito, nem plataformas digitais de homebanking

Dependentes do atendimento presencial ao balcão e com “pouca destreza para as plataformas digitais”, Beatriz Marques Branco refere que a falta de mobilidade e de acessibilidade, “fruto dos escassos transportes públicos com horários desajustados”, impossibilita aqueles que não conduzem ou que não se sentem capazes de percorrer 20 quilómetros até à cidade de Pombal, “de aceder a um serviço digno, limitando o poder de decisão sobre a sua vida financeira, visto que estarão dependentes de alguém que domine tais instrumentos tecnológicos”.  

A dirigente considera ainda que encerrar a sucursal e a Caixa Multibanco existente trará também graves consequências para o comércio local.  

A AMAGO já manifestou o seu desagrado, junto da entidade bancária. 

“Apelamos à população em geral, sobretudo os nossos associados e amigos, com conta sediada no Millennium BCP, para também apresentarem o seu descontentamento junto da instituição bancária”, afirma.